A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

11/07/2021 18:45

A+ A-

Vacinação em adolescentes segue em discussão, diz Ministério da Saúde

A pasta esclareceu que o tema ainda é discutido internamente e passa por uma avaliação na Câmara Técnica; estado de São Paulo já montou calendário para o público

O Ministério da Saúde permanece discutindo todas as possibilidades para abrir a vacinação contra a covid-19 em todos os adolescentes. A pasta governamental foi questionada após o governador de São Paulo, João Dória, anunciar a imunização de pessoas entre 12 e 17 anos.

Para a reportagem do UOL, o Ministério da Saúde esclareceu que o tema ainda é discutido internamente e passa por uma avaliação na Câmara Técnica.

"O Ministério da Saúde informa que a ampliação da vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis", disse a pasta.

O anúncio de João Dória ao lançar o calendário para o público mais novo e vacinar todos até setembro causou um alvoroço. O governador paulista também antecipar demais públicos.

Contudo, apenas uma vacina está apta para imunizar essa faixa-etária, a Pfizer. A vacina foi a única a receber o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas mesmo tendo essa autorização, a vacinação nos adolescentes ainda é caminho que não tem uma resposta definitiva.

No entanto, o atual ministro Marcelo Queiroga se mostra favorável à vacinação dos adolescentes, mas dando preferência para aqueles que possuem comorbidades. Mesmo com a hipótese sendo levantada, o Ministério da Saúde explica que os estados e municípios dêem prioridade aos grupos prioritários no PNI.

Caso a vacinação de adolescentes seja aprovada, o calendário previsto pelo estado de São Paulo tem estas datas: 12 a 17 anos com deficiência ou comorbidade, e gestantes; de 23 de agosto a 5 de setembro; 15 a 17 anos em geral: de 6 a 19 de setembro; 12 a 14 anos em geral: de 20 a 30 de setembro.

Por outro lado, a vacinação nos adolescentes não é algo imediato para a OMS (Organização Mundial de Saúde) e pede que seja uma prioridade nesse momento de pandemia.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024