A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cultura

08/10/2022 15:57

A+ A-

Campo Grande recebe 2ª Feira da Música de Campão com atrações nacionais

Evento vai ter de rodada de negócios a shows musicais, e o Batalha de Bandas

Em sua segunda edição, a Feira da Música de Campão será realizada de 12 a 15 de outubro e, mais uma vez, integrada à programação do Festival Campão Cultural. As atividades serão no Armazém Cultural da Estação Ferroviária, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) e alguns pontos estratégicos como o Estúdio Fábrica e as casas de show Garagi e Vitrine Shows.

O objetivo é integrar a cena cultural da cidade no cenário nacional, para mostrar o que nossos músicos têm de melhor: a identidade. Para tanto, serão realizadas palestras, oficinas, painéis, stands, rodada de negócios, debates, shows musicais e até o evento  - já tradicional em Campo Grande - Batalha de Bandas. 

A Feira pretende, ainda, dar outra visão do panorama nacional aos músicos da cidade e também colocar a nossa musicalidade em foco. Durante o evento, o produtor musical Pena Schmidt fará um debate com agentes musicais do Estado e ministrará a palestra “Impressões e ideias para o fortalecimento do mercado da música independente no MS”.

“Uma feira de música é algo bem importante para vocês, para a comunidade, para cena. É uma forma de vocês se conhecerem, conhecerem gente de fora e gente de fora conhecer vocês também”, pontua Schmidt. Pena é produtor cultural independente e iniciou seus trabalhos em 1972, produzindo discos de artistas como Novos Baianos, Walter Franco e Almir Sater. A partir de então dirigiu gravadoras, criou selo e ajudou na produção de dezenas de artistas nacionais, como Titãs, Rita Lee, Ultraje a Rigor, Jorge Ben Jor, entre outros grandes nomes. Hoje, atua como consultor nas principais feiras e festivais da cena musical.

O produtor-geral e curador Demétrius Hernandes conta que há mais de uma década existe um circuito de feiras e festivais no Brasil com uma rede de contatos e de troca profissional. Segundo ele, a intenção é que o Estado de Mato Grosso do Sul participe disso também: “A Feira é uma excelente oportunidade para artistas regionais e produtores locais serem vistos por quem já está inserido no mercado nacional e abre espaço para que eles se aproximem de outros produtores, managers, gestores de carreira e outros profissionais do business musical”, afirma.

Entre as principais feiras da música do Brasil destacam-se: a SIM - Semana Internacional de Música (São Paulo-SP), a FIMS - Feira Internacional da Música do Sul (Curitiba-PR), o TUM Sound Festival - Música, Inovação e Empreendedorismo (Florianópolis-SC), o MARTE - Festival de Música, Arte e Tecnologia (Ouro Preto-MG) e o Festival DoSol (Natal-RN).

Programação

Na programação noturna estão as apresentações nacionais da cantora MC Tha, da banda Super Combo e artistas regionais selecionados por edital do Festival Campão Cultural. 

Vale citar que na vinda da Supercombo (banda brasileira de rock alternativo fundada em 2007, em Vitória-ES, com atividades em São Paulo), dois de seus integrantes serão palestrantes na Feira da Música de Campão: Paulo Vaz (teclados, piano digital, programações, efeitos) e Léo Ramos (voz, guitarra, violão).

Durante o dia haverá  mentoria para as bandas locais com Tadeu Patolla e oficinas de diversos segmentos: desde luz e cena a pandeiro artesanal (acompanhe a programação). No último dia (15), um evento de grande importância no cenário musical do Estado, sobretudo no rock, se agrega à programação da Feira da Música de Campão: o Batalha de Bandas, que desde 2014 trouxe mais de 70 bandas sul-mato-grossenses pelos seus palcos. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias