Menu
quinta, 29 de julho de 2021
PMCG REFIS 16 A 29/07
Cultura

Centro Cultural da Fundação de Cultura abre inscrições para aulas de Capoeira

Oficina é gratuita

14 outubro 2016 - 17h16

O Centro Cultural José Octávio Guizzo – unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – abre entre os dias 17 e 18 de outubro (segunda e terça) o período de matrículas para a oficina gratuita “Conterrâneo Capoeira”, ministrada pelo Mestre Liminha. As inscrições podem ser feitas das 8 às 18 horas no próprio local.

A oficina gratuita de Capoeira faz parte do Programa Educativo do Centro Cultural e é direcionada para maiores de seis anos. As aulas acontecem no período noturno, das 19 às 21 horas. O início está marcado para o dia 18 de outubro e o término para dezembro.

As aulas desenvolverão a coordenação motora do aluno por meio de exercícios específicos que estimulam o raciocínio, a musicalidade através do canto e manuseio de instrumentos como berimbau, atabaque, agogô e pandeiro e percepção através das técnicas de ataque, defesa e acrobacias. Os participantes também aprenderão a confeccionar seu próprio berimbau, resgatando rituais e fundamentos da capoeira.

“O objetivo da oficina é agregar mais praticantes para essa arte centenária, proporcionando a eles uma atividade física e cultural que gera qualidade de vida e estimula o convívio social, elevando assim a autoestima, pois a prática da capoeira envolve música, exercícios e conhecimento histórico”, explica o Mestre Liminha.

Produtor, cantor, compositor e arte-educador, Liminha ministra aulas regularmente desde 2002. Realizou diversos cursos de aprimoramento em capoeira, música, dança, canto, acrobacias entre outros. Já gravou dois discos de capoeira. É um dos mestres mais atuantes da cidade, sendo um dos representantes de Mato Grosso do Sul nos encontros nacionais de capoeira, apresentando sempre sua arte de gingar e cantar ladainhas desde a década de 1990.

Programa Educativo – Os cursos e oficinas no Centro Cultural José Octávio Guizzo têm a função de aproximar o público com as diversas formas de arte ampliando o acesso de diversos públicos, respeitando e valorizando a essência da cultura.

Serviço – Os interessados deverão se dirigir ao Centro Cultural, localizado na Rua 26 de agosto, 453 – Centro para realizarem a matrícula, aberta na segunda e terça-feira (17 e 18 de outubro), das 8 às 18 horas ou até preencherem as 40 vagas.

Os interessados devem realizar as inscrições munidos de cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação.

Leia Também

Vídeo: vereador distribui sopão em noite com frio de 10º em Campo Grande
Cidade Morena
Vídeo: vereador distribui sopão em noite com frio de 10º em Campo Grande
Vídeo: políticos saem na porrada durante debate em TV
Geral
Vídeo: políticos saem na porrada durante debate em TV
Pacientes com suspeita de covid denunciam dia de descaso na UPA Coronel Antonino
Cidade Morena
Pacientes com suspeita de covid denunciam dia de descaso na UPA Coronel Antonino
Apoiador de Lula que incendiou estátua dá 'desculpa esfarrapada' e é preso em SP
Geral
Apoiador de Lula que incendiou estátua dá 'desculpa esfarrapada' e é preso em SP