A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

18/09/2018 14:40

A+ A-

Circo do Mato comemora 14 anos com espetáculos gratuitos para adultos e crianças

São três dias de apresentações; confira a programação completa:

O Teatro Prosa SESC Horto será palco de dois espetáculos do Circo do Mato, que completa no próximo dia 22, 14 anos de formação jurídica. O grupo atua com teatro e circo desde o final dos anos 90, em 2004 tem sua fundação jurídica, ao longo deste período montou mais de 10 espetáculos com diretores convidados.

Tem uma sede montada e equipada para atender suas necessidades, que abriga um Teatro de Bolso; passa a ser Ponto de Cultura em 2010 de onde vem a maioria de seus integrantes atuais. Apresentou-se em 7 diferentes países, alguns em dois ou três festivais diferentes, ainda realiza intervenções artísticas em eventos, periodicamente oferece oficinas de formação; é um dos realizadores da Pantalhaços – Mostra de Palhaços do Pantanal, com 6 edições realizadas. Realizou inúmeros projetos de forma independente ou com incentivo público, sendo contemplado em editais e prêmios nacionais, estaduais e municipais.   

Nos dias 19 e 20 de setembro, o grupo apresentará seu mais recente espetáculo, com texto e direção de Anderson Bosh, Poesias do Ar Cênico, este será oferecido para o público adulto (à partir de 16 anos). “Poesias do Ar Cênico foi montado através do projeto Um Ciclo de Vida – Percursos e Percalços (FOMTEATRO 2017),  foi resultado de um projeto muito rico, participativo e diferenciado, à partir desta nova montagem celebramos nossos 14 anos de muito trabalho e belas histórias, pretendemos levar esta obra para  participar de festivais e contemplar novos públicos”, diz Laila Pulchério, produtora executiva e uma das fundadoras do Circo do Mato.

No dia 21 será apresentado “João e o Pé de Feijão na Terra do Nunca”, também com texto e direção de Anderson Bosh, com argumentos do Circo do Mato. Mauro Guimarães, ator e fundador do grupo, diz: “Queríamos comemorar este ciclo de trabalho, nossos 14 anos, no palco, o SESC Cultura nos acolheu, vamos receber crianças, jovens e adultos com uma pequena mostra do que produzimos, são dois espetáculos que tiveram incentivo público (João e o Pé de Feijão na Terra do Nunca foi contemplado pelo Prêmio Rubens Correia de Teatro 2016), acreditamos que essas montagens não devem se esgotar na estreia, ali é só o começo de uma trajetória, que tende a melhorar o trabalho a cada apresentação.”  

Anderson Bosh (Grupo Ubu) trabalhou em parceria com o Mauro Guimarães, Marcelo Silva, Aline Duenha, desde o final dos anos 1990, em seguida com Laila Pulchério e Luciana Kreutzer, Arce Correia vem somar ao trabalho, juntos, trabalham até início de 2006, onde juntos, mantiveram por quase dois anos, a Casa Teatro Circo, espaço na região central de Campo Grande que oferecia temporadas de espetáculos, oficinas de formação em teatro e circo e intervenções em eventos, prática do Circo do Mato até hoje. Bosh partiu para Goiânia e São Paulo, desenvolvendo outros trabalhos em várias áreas artísticas, 10 anos depois, retorna a Campo Grande e a convite do Circo do Mato, retoma algumas atividades com o grupo. Os dois espetáculos ora em cartaz são produtos dessa parceria.

“O reencontro do Grupo UBU e do Circo do Mato e antes de tudo o reencontro do Anderson, do Mauro, do Marcelo, da Aline, da Luciana, da Laila! As almas por trás disso tudo e sobretudo os seres humanos que resultaram dessa longa trajetória. Eu fiquei muito tempo fora e quando retornei encontrei um Circo do Mato forte, constituído, referência e resistente”, diz Bosh.

POESIAS DO AR CÊNICO - Sinopse: Forjando um novo mundo, um deus humano cria, transpõe e ordena um novo olhar para assuntos e questionamentos inerentes a condição humana. 7 Estrela, Leonora, Azedinha e a Fazenda, personagens da obra, nos conduzem no mundo fantástico, inerte, irreal e fabuloso de uma peça em suspensão, onde os atores não encostam os pés no chão e nos convidam a desafiar o equilíbrio e o risco de quem vive alem dos sonhos alcançáveis.


Ficha técnica
Texto, direção e direção de arte: Anderson Bosh 
Assistentes de direção: Nilcieni Maciel e Douglas Moreira 
Engenharia de aparelhos circenses e cenotécnica: Mauro Guimarães
Criação de luz: Anderson Lima
Criação e operação de som: Ewerton Goulart
Operação de luz: Nilcieni Maciel
Atores: Mauro Guimarães, Luciana Kreutzer, Douglas Caetano e Glaucia Pires
Produção executiva: Laila Pulchério

JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO NA TERRA DO NUNCA - Sinopse: Capitão Gancho, um ardiloso e tenebroso vilão, invade a Terra das Nuvens banindo João e a sua mãe para a Terra do Nunca. O malvado aprisiona e escraviza o pai do menino e hipnotiza sua mãe para não se lembrar de nada. Exilados na Terra do Nunca a mercê dos infortúnios do lugar, João decide vender sua vaca Mimosa e acaba trocando-a com um ardiloso mascate por sonhos e feijões mágicos, que fantasticamente o levam de volta a Terra das Nuvens, as suas origens e histórias perdidas no passado. João enfrenta o gigante tenebroso e ardiloso “Capitão Gancho”, em uma batalha heroica pela libertação de seus pais e a reconquista de sua casa na Terra das Nuvens.

Ficha Técnica:
Texto e direção - Anderson Bosh
Argumento – Circo do Mato
Direção artística e objetos de cena – Mauro Guimarães
Elenco: Douglas Caetano, Mauro Guimarães, Murillo Atalaia, Glaucia Pires e Yasmin Fróes.
Sonoplastia - Carlos Anunciato
Vozes Infantis em off: Eduardo Fróes, Isabela Fróes de Souza, Isadora Salles, Mavi, Pedro Navarrete e Yasmin Alves.
Figurinos - Marcelo Silva e Anderson Bosh
Fotografia - Larissa Pulchério
Produção Executiva e comunicação - Laila Pulchério

 

SERVIÇOS

“Poesias do Ar Cênico”

Dias 19 e 20/set/18 (4ªf e 5ªf)

Horário: 20h

Local: Teatro Prosa – R. Anhandui 200 - Centro

Indicação: 16 anos

Lotação: 80 lugares

Entrada gratuita (ingressos no local)

 

“João e o Pé de Feijão na Terra do Nunca”

Dia 21/set/18 (6ªf)

Horário: 19h

Local: Teatro Prosa – R. Anhandui 200 - Centro

Indicação: Livre

Lotação: 236 lugares

Entrada gratuita (ingressos no local)

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024