PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cultura

18/10/2016 15:12

A+ A-

Começa hoje Semana do Arquivo Público em Campo Grande

Começou hoje e vai até 21/10 a 4º Semana do Arquivo Público. A abertura aconteceu na manhã desta terça-feira (18) no auditório do MIS. O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) Renato Roscoe, da presidente da Fundação de Cultura do Estado (FCMS), Andréa Freire, do Gerente de Patrimônio Caciano Lima e da coordenadora do Arquivo Público Estadual, Áurea Coeli, bem como de professores, acadêmicos, historiadores e comunidade.

Na abertura o secretário da Sectei, Renato Roscoe, parabenizou a organização e ressaltou que o Arquivo Público é uma unidade importante da Sectei e FCMS, “Queremos preservá-la e ampliá-la. Estamos sempre renovando essa discussão, fundamental para organizar nossas ações. Estamos num momento de preparação dos 40 anos de Mato Grosso do Sul. Tem uma série de ações que vamos trazer e o arquivo é fundamental para isso. A gente se orgulha desse Estado maravilhoso. Já convido a todos para que pensem nessa possibilidade de trazer ao público registros históricos”, destacou Roscoe que ainda falou do importante apoio que o governador Reinaldo dispensa ao arquivo público, “Ele vai estar aqui amanhã para a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e vai passar aqui para apreciar a exposição”.

A mostra “Nasce um novo Estado-1977-1979”, em homenagem à criação de Mato Grosso do Sul, foi inaugurada durante o evento e ficará aberta à visitação entre os dias 18 e 31 de outubro, das 8h às 17h, na sala Maria da Glória Sá Rosa do MIS.

Na ocasião, a professora doutora Dilza Porto Gonçalves ministrou a palestra: “A instrução pública, a educação da mulher e a formação de professores nos jornais partidários de Porto Alegre 1869/1937 – Uma experiência em arquivo”. O tema foi sua tese de doutorado apresentado na PUC do Rio Grande do Sul.

A pesquisa analisou jornais da época tomando como base a Escola Normal/General Flores da Cunha a partir dos jornais; A Reforma, A Federação e o Conservador com mais de 140 anos em arquivos físicos e digitais, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e da Biblioteca Nacional, bem como do Memorial da Assembleia Legislativa do RS. A pesquisa foi realizada de 2008 a 2013 e avaliou quase dois mil textos. Para a pesquisadora, arquivos físicos têm suas vantagens e desvantagens, mas o arquivo digital pode ser mais conveniente, mas que também tem suas dificuldades.

Exposição “Nasce um novo Estado-1977-1979”, em homenagem à criação de Mato Grosso do Sul fica aberta a visitação até 31/10.
Dilza Porto Gonçalves que está a dois anos morando em Mato Grosso do Sul, diz que há muito que pesquisar aqui no Estado, inclusive na área da educação, ao falar sobre o magistério disse com convicção, “toda vez que alguém diz para mim que professor é dom, eu rebato e digo que é formação”. Para ela, o magistério não é vocação, mas uma formação que se dá ao longo dos anos.

Agora à tarde será ministrada a oficina Oficina: Preservação,  Conservação e Restauro em Papel.  Confira aqui a programação do evento que segue até a próxima sexta-feira (21).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024