A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

06/03/2018 12:11

A+ A-

Dia Internacional da Mulher será comemorado com shows de Paula Mattos e Sampri na Capital

Entrada será gratuita; Juci Ibanez e as irmãs Galvão Mary e Marilene também se apresentam no mesmo palco

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), realiza nesta sexta-feira (9), na Praça do Rádio Clube, o show “Um Canto às Mulheres”, com entrada gratuita.

Secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun, fala da importância de se comemorar a data. “Comemorar essa data é fortalecer e deixar viva todas as conquistas que já conseguimos, mas mais que isso, que ainda ha muito o que fazer, muito que conquistar. Nunca desistir, esse deverá ser o nosso lema. Um canto às mulheres, guerreiras e encantadoras. Merecemos comemorar todos os dias as vitorias que diariamente conquistamos”, afirma, falando sobre o show.

Já a secretária de Políticas para a Mulher Carla Stephanini ressaltou o talento das artistas. “Um canto às mulheres significa dar expressão ao talento e a arte de grandes intérpretes em homenagem a todas as mulheres campo-grandenses”, diz.

Em homenagem ao “Dia das Mulheres”, o evento traz grandes nomes da música local e nacional, estrelados por mulheres que fazem a historia musical de Mato Grosso do Sul. Uma das cantoras mais queridas e tradicionais de Campo Grande: Juci Ibanez, sobe ao palco às 18h30, com um repertório amplo e que contempla as diversas fases do samba ao longo das décadas.

Logo depois é a vez do Grupo Sampri animar a população. A paixão pelo samba levou as irmãs a estudar o melhor do gênero. Artistas consagrados, como Noel Rosa, Candeia, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Clara Nunes, Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Chico Buarque entre tantos outros são referência para o grupo.

“Conhecer do cenário histórico da época nos faz entender com propriedade o que o compositor queria dizer”, diz Luciana.

Marcado para iniciar às 20h30, o show das irmãs Galvão Mary e Marilene, que completam mais de 70 anos de carreira e possuem mais de 300 músicas gravadas, promete encantar o público cativo e conquistar novos fãs.

Já a cantora sertaneja Paula Mattos encerra a noite cantando os sucessos a partir das 22h30.

Dia da Mulher

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.

A data marca luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, que começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1,5 mil mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024