Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Cultura

Exposição resgata fotos e desenhos que marcaram a história de Campo Grande

As exposições acontecem até o dia 31 de agosto

30 julho 2019 - 12h49Por PMCG

A Prefeitura de Campo Grande lança, na próxima quinta-feira (1º),  o projeto  “O Arca e a Morena de 120 anos: a minha, a sua, a nossa história”, que busca resgatar e valorizar a história de Campo Grande e suas autoridades com exposições de fotos do Arquivo Histórico de Campo Grande e do Concurso de Desenhos de alunos de 11 escolas municipais participantes.

As exposições de fotos “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande – 120 anos”, no shopping Norte Sul Plaza, e  “Campo Grande 120 anos”, no Pátio Central Shopping acontecem até o dia 31 de agosto.

Realidade virtual

As mostras recebem o recurso tecnológico de realidade virtual com o aplicativo HP Reveal-Aurasma, um atrativo e um diferencial para despertar a atenção do visitante que terá a oportunidade de interagir. Na imagem sinalizada, a pessoa poderá visualizar por meio do programa de celular como está o local na atualidade, ou, no caso de uma foto atual, poderá conferir como o espaço era no passado.

As exposições históricas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), têm o objetivo de fazer com que a população seja parte integrante da cidade e despertar o sentimento de pertencimento.

De acordo com a gestora do Arca, Rosilene de Melo, o evento vai contribuir para chamar a atenção da história de Campo Grande atraindo o público para conhecer diversas épocas e as obras realizadas na cidade que marcam um tempo da história.

Ainda segundo Rosilene, o aplicativo vai funcionar na exposição “Intendentes e Prefeitos de Campo Grande” de uma forma diferente. Ao invés de visualizar o antes e o depois, a comunidade terá oportunidade de interagir com as obras que cada intendente ou prefeito teve em sua gestão para a contribuição da história de Campo Grande.

“É a tecnologia contribuindo para o resgate histórico e transformando as exposições ainda mais atrativas para quem visita”, avaliou. 

Concurso de desenhos

Além das exposições fixas de fotografias antigas, o projeto “O Arca e a Morena de 120 anos: a minha, a sua, a nossa história” movimenta um Concurso de Desenhos em 11 escolas da Rede Municipal de Ensino que estão no entorno dos shoppings citados.

As inscrições para participar do concurso ficarão abertas do dia 1º a 21 de agosto. Poderão participar os alunos das escolas municipais Padre José de Anchieta, Prof. Arlindo Lima, Prefeito Manoel Inácio da Souza, Santos Dumont, Geraldo Castelo, Bernardo Franco Baís, José Rodrigues Benfica, João Nepomuceno, Padre José Valentim, Prof. Alcídio Pimentel e Adair de Oliveira.

Os estudantes terão seus desenhos expostos em um varal de desenhos no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor) na Secretaria Municipal de Educação, a partir das 14h do dia 27 de agosto, com direito a premiação e sorteio de 120 brindes para os alunos. Do dia 28 a 30 de agosto, o varal estará exposto na recepção do Arca.

O aplicativo de realidade virtual também poderá ser usado nos desenhos expostos, exibindo imagens de antes e depois com base nas obras criadas pelos alunos.

 Serviço

As exposições acontecem no horário de funcionamento dos shoppings – de segunda a sábado, no Shopping Norte Sul Plaza, das 10h às 22h, aos domingos, das 10h às 21h, e no Pátio Central Shopping das 8h às 19h, de segunda a sábado. No Cefor a exposição estará aberta no horário de 14h às 17h30, e no ARCA das 7h30 às 17h30.

O Cefor está localizado na R. Onocieto Severo Monteiro, 460,  Vila Margarida.

O Norte Sul Plaza está localizado na Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300,  Jardim Joquei Club.

O Pátio Central Shopping está localizado na R. Mal. Candido Mariano Rondon, 1380,  Centro.