Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Cultura

Filme de MS concorre em cinco categorias em Festival Internacional de Cinema Independente

Escrito e dirigido por Filipi Silveira, Vampiros concorre com produções de oito países

05 novembro 2018 - 13h24Por Assessoria

As luzes e brilho da noite podem esconder inúmeras realidades, que variam desde quem trabalha, quem se diverte ou quem busca aplacar a solidão em meio às sombras. Abordando este cenário, o curta-metragem sul-mato-grossense “Vampiros”, escrito e dirigido pelo cineasta Filipi Silveira segue Brasil à fora conquistando admiração e prêmios.

A obra, lançada em MS em 13 de abril de 2018, concorre em cinco categorias do 3° Festicine (Festival Internacional de Cinema Independente), que acontece em Guararema (SP) nos dias 09,10 e 11 e 15, 16, 17 e 18 de novembro, iniciativa que reúne produções do Brasil, Espanha, França, Canadá, Polônia, Alemanha, Austrália e Irã. Na Sequencia o filme terá sua exibição no Festival de Cinema mais duradouro de MS que é o Festival de Cinema do Vale do Ivinhema que ocorrerá do 19 à 23 de novembro.

Sobre o Festicini - A profundidade do filme e a produção minuciosa ganharam reconhecimento e por isso, “Vampiros” concorre nas categorias: Melhor Filme de Média-Metragem;  Melhor Atriz – Nadja Mitidiero; Melhor Ator Coadjuvante – Filipi Silveira, Melhor Figurino – Thais Sampaio e Marcus Cristaldo; Melhor Maquiagem – Guilherme Araújo .

Para o diretor, a satisfação é ainda maior, pois, além de concorrer como ator, pode compartilhar com a equipe de produção o reconhecimento. “Cinema é a arte que não se faz sozinho, sempre digo isso. É um conjunto de pessoas dedicadas e esse festival surpreendeu, pois, não é comum no Brasil haver esse reconhecimento à equipe de figurino e maquiagem. O trabalho de todos é essencial e soma muito ao resultado final”, avalia Filipi.

Ainda de acordo com o cineasta sul-mato-grossense, apesar de novo, o Festicini se mostra um evento muito importante para a Sétima Arte. “O festival chega com uma proposta extremamente interessante, já com caráter internacional, com uma dinâmica de seleção criteriosa. É uma felicidade muito grande concorrer com Vampiros em tantas categorias, isso mostra que estamos no caminho certo e que aqui em MS se faz cinema!”, destaca.

Estudo e sintonia – A composição dos personagens exige dedicação de toda equipe e para que a imagem de Marcos (Filipi Silveira) e Íris (Nadja Mitidiero) a equipe de figurino mergulhou no universo e individualidade de cada um, respeitando o conforto dos atores para que atuassem seguros com o figurino. “Para compor a Íris, estudei o temperamento da personagem, que me fez perceber que era dramática, uma mulher que, através de suas roupas e trabalho, se esconde como se usasse uma armadura contra a realidade, mas não deixa de ser humana. Ela é empoderada”, avalia o figurinista Marcus Cristaldo, que contou com ajuda da atriz para a composição, possuindo figurino confeccionado especialmente para a personagem que rendeu uma segunda indicação de melhor atriz à Nadja Mitidiero em um Festival de Cinema.

A professora de Artes Visuais Thais Sampaio foi a responsável pela composição do personagem Marcos e fortalece a necessidade do estudo profundo para criação da imagem. “Quando o autor cria histórias como essas, vai muito além do que é passado no vídeo. Esse personagem tem uma história de vida e o figurino acompanha essa história. Ver nosso trabalho reconhecido, indicado a uma premiação nos dá fôlego para continuar nesse mercado ainda pouco reconhecido e mesmo pensando que podemos melhorar sempre, nos faz crer que fizemos um bom trabalho”, comenta.

Festival de Cinema do Vale do Ivinhema - “Festival de Cinema do Vale do Ivinhema que agora está em sua 15ª Edição fala por si só, é o Festival  de Cinema mais antigo de Mato Grosso do Sul e apesar de todos os desafios, Ricardo Pieretti faz deste festival um evento que merece todo o respeito da classe cultural de nosso Estado, será um mês incrível para o filme “Vampiros” e fica aqui minha torcida por mais Festivais de Cinema em nosso Estado, ainda sonho e vislumbro um Festival de Cinema Internacional de Bonito, espero ver este evento um dia nascer”, finaliza o diretor Filipi Silveira.

Produzido com incentivo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Cultura através do Edital de Curtas-Metragens do MIS 2014 e investimento  contemplado pelo Edital do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) 2017, “Vampiros” já participou do 1º Fest Cine Pedra Azul , em Domingos Martins em 2018; 19º Festival de Inverno de Bonito também em 2018; Festival Cine Novo Oeste, em Campo Grande, em abril deste ano e do 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões onde foi premiado, em Floriano, no ano passado.