A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cultura

21/06/2016 13:44

A+ A-

Livro sul-mato-grossense traz um novo olhar sobre a guerra do Paraguai

Em momento de situação delicada na região da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, livro organizado pela Profa. Dra. Ana Paula Squinelo aprofunda o contexto histórico que originou as discrepâncias sociais vivenciadas entre os dois países, recontando a história do maior conflito armado vivido na América Latina: a ‘Guerra do Paraguai’.


O objetivo, segundo Ana Paula, é “refletir em relação a maior guerra que atingiu a América do Sul; além do tom comemorativo que a efeméride [fato importante] carrega em si busca-se nesse contexto problematizar as relações contemporâneas entre os países platinos, no intuito de superar diferenças e compreender nosso passado, seja o imediato ou o mais longínquo em busca de uma salutar aproximação”.


Com lançamento previsto para esta quinta-feira (23), a obra ‘150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai’ foi organizada pela professora Ana Paula Squinelo, coordenadora do Grupo de Pesquisa Historiografia e Ensino de História (HEH) e do Laboratório de Ensino de História (LEH), com base em estudos e discussões realizadas durante o biênio 2014-2016.


Para celebrar a coletânea, Ana Paula convida a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para o 3° Encontro do Grupo de Pesquisa Historiografia e Ensino de História, que será realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) nos dias 23 e 24, para “socializar, publicizar e debater” as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa e refletir sobre as abordagens da guerra.


Veja a programação completa aqui.

Livro ajuda a contextualizar as relações entre os países platinos - Foto: Divulgação


Serviço: Lançamento do livro ‘150 anos após - a Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai’.

Local: Auditório do Multiuso – UFMS, Av. Costa e Silva, s/n. Cidade Universitária.

Horário: 19h, 23 de junho de 2016 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024