Menu
quinta, 29 de julho de 2021
SEGOV - MICROCREDITO 27 A 29/07
Cultura

Projeto Moda MS integra indústria e varejo com soluções inovadoras

Semana da Moda faz parte das ações do programa e contará com desfiles coordenados por estilista de renome nacional

30 outubro 2016 - 09h02Por Da Redação

De 04 a 06 de novembro, a Semana da Moda celebra sua segunda edição. O evento, que acontece desta vez no Shopping Campo Grande, é fruto do projeto Moda MS, iniciado em maio de 2015, no Sebrae. Voltado para indústrias de Mato Grosso do Sul, o programa investe em gestão empresarial e oferece soluções inovadoras para fomentar o setor no estado.

De acordo com Milton Cesar de Oliveira, gestor do projeto, o objetivo primário das ações do Moda MS é integrar indústria e varejo de forma a fazer com que peças de interesse local sejam produzidas. “Aqui, ninguém fazia moda. Não existia essa cultura de inovação; as indústrias não conheciam o mercado e não tinham caixa para investir. O projeto vem para mostrar que é possível fazer moda com pouco dinheiro e com peças locais”.

Neste ano, o Moda MS concentrou oito soluções para as empresas do setor, que se distribuíram em consultorias, cursos, oficinas e eventos. Segundo Milton Cesar, o primeiro passo foi aliar a produção das indústrias às necessidades do varejo, para então auxiliar as empresas a investir; e, por fim, trabalhar com iniciativas de acesso ao mercado com a participação e organização de eventos do ramo, como a Semana da Moda.
Na edição de 2016, a Semana da Moda contará com desfiles inéditos para fortalecer o mercado no estado: as indústrias Kibela, de Campo Grande, e Yvu, de Dourados, apresentarão suas coleções, organizadas sob a coordenação do estilista Ronaldo Fraga, no dia 04 de novembro, a partir das 19 horas. Além disso, outros três desfiles estarão presentes no evento – o de Novos Talentos do MS, também no dia 04/11, às 19h30, que vai expor oito coleções de novos estilistas sul-mato-grossenses; o de Indústrias do MS, no dia 05/11, às 19h30, com a produção das indústrias do estado; e o Moda Kids, no dia 06/11, a partir das 15 horas, voltado para a confecção infantil.

Segundo José Francisco Veloso Ribeiro, presidente do Sindivest MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), instituição parceira do projeto Moda MS, a programação é importante para melhorar a competitividade e favorecer o crescimento das empresas do setor. “Todo ano, nós melhoramos alguns módulos do programa. Em cima das pesquisas realizadas trimestralmente, mapeamos as necessidades e passamos as demandas para o Sebrae de modo a melhor atender as empresas e auxiliá-las a se manter no mercado”.

A Semana da Moda funcionará como uma vitrine da indústria para o varejo, ao apresentar a produção executada em Mato Grosso do Sul. Milton Cesar destaca que o varejo não conhece a qualidade dos produtos fabricados e quem os produz no estado, por isso é importante a realização desse tipo de evento. “Depois de soluções de inovação, gestão e acesso ao mercado, a Semana da Moda vem colocar a cereja no bolo, fazendo com que o varejo conheça e passe a consumir os itens locais”.

Leia Também

Vídeo: vereador distribui sopão em noite com frio de 10º em Campo Grande
Cidade Morena
Vídeo: vereador distribui sopão em noite com frio de 10º em Campo Grande
Vídeo: políticos saem na porrada durante debate em TV
Geral
Vídeo: políticos saem na porrada durante debate em TV
Pacientes com suspeita de covid denunciam dia de descaso na UPA Coronel Antonino
Cidade Morena
Pacientes com suspeita de covid denunciam dia de descaso na UPA Coronel Antonino
Apoiador de Lula que incendiou estátua dá 'desculpa esfarrapada' e é preso em SP
Geral
Apoiador de Lula que incendiou estátua dá 'desculpa esfarrapada' e é preso em SP