PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cultura

13/02/2019 17:31

A+ A-

Prosa de Criança põe o ‘pé na estrada’ inicia lançamento de livro produzido com estudantes

Conteúdo é resultado de oficinas criativas em cinco municípios de MS

No próximo dia 16 de fevereiro, o projeto Prosa de Criança retoma a maratona de viagens pelo interior do estado. E agora por um motivo mais especial que será entregar os livros produzidos nas oficinas de contação de histórias realizadas em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.

O primeiro lançamento acontecerá no dia 16 de fevereiro, na escola do Sesc em Três Lagoas, quando os autores infantis participantes do projeto receberão os livros elaborados com relatos dos contos folclóricos reproduzidos pela comunidade, bem como a biblioteca de cada escola.

Foram 150 crianças atendidas em cinco municípios de Mato Grosso do Sul e o critério de seleção das histórias observou a criatividade da narrativa, a composição da ilustração e a originalidade do conto popular. 

Narrativas Populares - As narrativas se destacam por um dos elementos mais apreciados na literatura que são fantasmas ou espíritos de personagens que já morreram. ‘O lobisomem sequestrador’, ‘Come-língua’, ‘A loira do banheiro’, ‘O homem do sino’, ‘Barulho do Além’ e ‘O sino da igreja’ refletem o sincretismo religioso da comunidade que mescla o cristianismo católico com almas que voltam para se vingar ou para retomar atividades que desempenhavam em vida.

Os contos escolhidos foram ensinados pelos familiares ao lembrar de ‘causos’ que foram transmitidos oralmente pelas gerações anteriores (pais, avós e bisavós). No entanto, uma se destacou na criatividade e na emoção e será a história que será dramatizada pela equipe do Prosa de Criança que é ‘O sino da Igreja’.

O relato do menino negro aleijado que foi contratado por um morador abastado para tocar o sino da igreja de Santo Antônio e foi espancado até a morte porque se esqueceu um dia de tocá-lo, realmente desperta muitas emoções entre os ouvintes. O desfecho torna a história ainda mais emotiva, pois, o menino mesmo depois de morrer continuou a tocar o sino, todos os dias no mesmo horário.

Sobre o Prosa de Criança – a iniciativa é uma das etapas de trabalho do grupo de pesquisa Prosa e Segredo, que desde 2010 desenvolve ações de fortalecimento do patrimônio cultural imaterial e cultural da infância, com foco nos estudos de contação de histórias. A realização do projeto Prosa de Criança foi possível em razão da aprovação no edital de Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) e da parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc-MS).

Os educadores Michelly Dominiq e Rafael Bendô são os responsáveis pela pesquisa que promove o estudo, pesquisa e difusão das manifestações orais tradicionais, executada a partir de performances em contações de histórias e das oficinas desenvolvidas com os estudantes do ensino fundamental.

Serviço - confira as datas e a ordem de lançamentos dos livros do Prosa de Criança: Três Lagoas (16 de fevereiro), Ponta Porã (9 de março), Corumbá (16 de março), Dourados (23 de março) e Campo Grande (30 de março).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024