A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cultura

25/09/2018 14:54

A+ A-

Três Lagoas será 4º município a receber o projeto ‘Prosa de Criança’

Iniciativa já se apresentou em Campo Grande, Corumbá e Dourados

Quase 100 crianças e adolescentes já participaram do projeto de contação de histórias “Prosa de Criança”, uma iniciativa dos educadores Michelly Dominq e Rafael Bendô, com intuito de resgatar entre estudantes do ensino fundamental, contos orais populares que fazem parte da identidade sul-mato-grossense.

A próxima parada será o município de Três Lagoas, no da 29 de setembro, aonde o projeto será apresentado na escola do Sesc, em dois horários: das 14h às 18h será realizada a oficina de criação literária e produção de textos, seguida da performance de contação de histórias, às 18h30.

O lançamento aconteceu no mês de agosto em Campo Grande, na Escola Sesc Horto para 30 alunos. Em seguida foi a vez de Corumbá e no último final de semana (22) o encontro aconteceu em Dourados, sempre nas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc/MS) que é parceiro do projeto, aprovado no Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS).

A expectativa da equipe é atender 150 estudantes em uma dinâmica que é resultado de pesquisa, estudo e difusão das manifestações orais tradicionais, executadas a partir de performances de contação de histórias, seguidas de oficinas de criação literária.

Na avaliação de Rafael Bendô, o projeto está superando as expectativas iniciais, em razão do envolvimento dos professores, alunos e parceiros de cada município visitado. “As etapas realizadas foram muito produtivas. Descobrimos diversas histórias fantásticas como a do Tuiuiú em Corumbá e a Flor do Guaraná, em Dourados. É muito gratificante testemunhar a integração das crianças no mundo da literatura, poesia e música”, relata.

Ao todo, o Prosa de Criança contemplará cinco municípios: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã, dos quais três já foram realizados. As produções desenvolvidas pelos estudantes serão selecionadas, sendo uma de cada oficina e município, resultando na elaboração de um livro com cinco contos populares. O critério de seleção das histórias avaliará a criatividade de narrativa, composição da ilustração e originalidade do conto popular.

Histórico – O grupo de pesquisa está em atividade desde 2010 e já foram realizados os processos de coleta de informações sobre a cultura oral de Mato Grosso do Sul, do qual foram compilados 400 livros, distribuídos posteriormente para bibliotecas das comunidades atendidas pelo projeto. No segundo momento (2013) foram realizadas oficinas pedagógicas com o corpo docente das escolas estaduais e municipais da rede pública e nesta fase, é a vez dos estudantes.

Segundo Michelly, o material resultante das cinco apresentações será encadernado e distribuído, com meta de alcançar mil impressões.  “Nossa atividade lembra o trabalho realizado pelos escribas, pois, o primeiro passo é despertar nos alunos o interesse pelos relatos feitos pelos adultos de suas comunidades. Depois realizamos uma oficina de escrita criativa em sala de aula que resulta no conteúdo que será transformado em livro”, detalha.

Depois de concluída a fase de apresentação e oficinas, o Prosa de Criança retornará aos municípios para lançar os livros de contos. Cada grupo de crianças participantes receberá suas histórias publicadas e terá a oportunidade de vivenciar a experiência de ser autor. As publicações serão doadas para cada estudante e biblioteca das escolas participantes.

Serviço – No dia 29 de setembro, o projeto se apresentará na Escola do Sesc Três Lagoas, Rua Romano Soares, 854 – Centro. Telefone para contato: (67) 3919-1900. A oficina de criação literária e produção de textos acontecerá das 14h às 18h, seguida da apresentação, às 18h30.

Para conhecer mais do projeto Prosa e Segredo acesse o site www.prosaesegredo.com/ ou ainda nas redes sociais: Facebook:https://www.facebook.com/prosaesegredo/ Instagram: Prosaesegredo e Twitter: @prosaesegredo

Telefones de contato: (67) 98136-0468 e (67) 99927-4050

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024