Menu
Busca segunda, 27 de janeiro de 2020
Economia

Boletos do IPVA começam a ser entregues pelos Correios

São 1,1 milhão de carnês em Mato Grosso do Sul

06 dezembro 2019 - 12h33Por Diana Christie

O governo começou a enviar os boletos do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2020. O canhoto traz duas opções de pagamento: cota única para pagamento à vista com 15% de desconto ou parcelado em até cinco vezes. A primeira delas deverá ser paga até 31 de janeiro de 2020. O mesmo prazo vale para a parcela única.

São 1,1 milhão de carnês. Carros de passeio, por exemplo, vão continuar com desconto de 25%, resultando em uma alíquota de 3,5%. Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano. Para motocicletas, a primeira tributação tem desconto de 50%, resultando em uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE.

As alíquotas para veículos usados são de 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e de 7% para veículos de corrida. Para frotistas, a redução também continua a mesma do ano passado.