A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Economia

23/02/2021 08:47

A+ A-

Não basta a gasolina: energia deve ter maior aumento médio desde 2018, aponta Aneel

A estimativa da agência é que o aumento médio fique em 13% em 2021

O aumento médio nas contas de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018. A informação foi divulgada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

A estimativa da agência é que o aumento médio fique em 13% em 2021. 

Ainda segundo ele, esse percentual cairia para 8% com a devolução aos consumidores de uma parte dos R$ 50 bilhões em impostos cobrados a mais nas contas de luz nos últimos anos. 

Entretanto, mesmo que chegue a 8%, o número ainda é o maior desde 2018%, quando a alta média das tarifas foi de 15%.

Irritado com o cenário do país, que além da pandemia, vem sofrendo com a alta de combustíveis e a agora da energia elétrica, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai "meter o dedo na energia elétrica".

A declaração foi dada sábado (20). Segundo informou Pepitone em entrevista ao G1, já estão sendo feitos estudos de medidas adicionais para aliviar a pressão sobre as tarifas de energia.

“[O aumento médio de 8%] ainda é alto. Então a gente tem que encontrar medidas adicionais também para trabalhar esses 8%”, disse Pepitone. "Estamos avaliando neste momento quais seriam essas opções, mas estamos buscando medidas neste sentido", completou.

Ele disse que a contratação de um novo empréstimo bancário, solução encontrada para aliviar dificuldades no setor elétrico em 2014 e em 2020, não foi "cogitada". 

Para o diretor-geral da Aneel, o ideal "é buscar recursos no próprio setor para abater essas tarifas."

Vários fatores estão contribuindo para o forte aumento das contas de luz em 2021, de acordo com a Aneel. Eles vão do maior uso de termelétricas até o câmbio.
 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias