Menu
terça, 27 de julho de 2021
SEGOV - MICROCREDITO 27 A 29/07
Economia

Procon orienta consumidores para as compras de Natal

Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário

12 dezembro 2016 - 16h17Por Notícias MS

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), fornece dicas aos consumidores para as compras de fim de ano.

As festas de Natal estão se aproximando e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções. Para não errar na escolha, os Procons de todo o país orientam que é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.

Planejar os gastos e pesquisar

Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário e vá ser usado, alerta a superintendente para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), Rosimeire Cecília da Costa. Além disso, no início do ano, vêm as despesas inevitáveis como IPTU, IPVA e, logo em seguida, de material escolar.

Escolhido o presente, é hora de pesquisar preços, pois estes variam entre os estabelecimentos. O Procon alerta que as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara.

Sempre que possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos. Se a compra for a prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

Cuidados nas compras online

A pesquisa também deve ser feita se a opção do consumidor for comprar pela Internet. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela. É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”).

Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta etc), nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.

“É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar”, aconselha Rosimeire Cecília da Costa. Assim, ao adquirir um eletroeletrônico, por exemplo, a recomendação é pedir uma demonstração do produto, para conferir se ele está funcionando corretamente. Verificar se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria, também é fundamental.

Troca é garantida somente se houver defeito

É preciso observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. É importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

Caso o consumidor precise acionar o Procon/MS, o Disque Denúncia é o 151. O setor de atendimento do Procon Estadual fica na Rua 13 de junho, 930, centro, em Campo Grande. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Leia Também

Receita Federal leiloa vibrador e masturbador com lance mínimo de R$ 260
Geral
Receita Federal leiloa vibrador e masturbador com lance mínimo de R$ 260
Senador posta meme de Bolsonaro andando de skate ao lado da 'Fadinha Rayssa'
Geral
Senador posta meme de Bolsonaro andando de skate ao lado da 'Fadinha Rayssa'
Bolsonaro diz que o vice-presidente Mourão é igual cunhado: 'tem que aturar'
Geral
Bolsonaro diz que o vice-presidente Mourão é igual cunhado: 'tem que aturar'
Greve de caminhoneiros contra Bolsonaro fracassa e 'vira piada' na maior parte do País
Geral
Greve de caminhoneiros contra Bolsonaro fracassa e 'vira piada' na maior parte do País