A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

20/08/2020 11:25

A+ A-

Reflexos da pandemia: taxa de desemprego sobe e chega a 13,1% em julho, aponta IBGE

Ao todo, 12,3 milhões de brasileiros estão de desempregados

Julho terminou com mais postos de emprego fechado e, com isso, uma procura maior por recolocação no mercado. É o que aponta Dados da Pnad Covid, divulgados nesta quinta (20), que indicam que a taxa de desemprego mensal acelerou de 12,4%, em junho, para 13,1%, em julho, no maior patamar desde maio, início da pesquisa.

Ao todo, 12,3 milhões de brasileiros estão de desempregados. Mais de 2 milhões ficaram sem emprego, na comparação com junho.

Em relatório publicado na semana passada, os pesquisadores  Maria Andreia Parente Lameiras e Marco Cavalcanti, ambos do Ipea, ressaltaram que os efeitos deverão ser prolongados.

O número de desempregados não vinha subindo, como era esperado diante do tamanho da crise do coronavírus, pela impossibilidade de procurar trabalho. 

Na metodologia do IBGE, é considerado desempregado apenas quem efetivamente procura emprego e não acha.

"Apesar de os indicadores econômicos mais recentes apontarem para uma recuperação mais rápida da atividade do que a prevista inicialmente, os efeitos adversos da crise no mercado de trabalho tendem a persistir durante algum tempo", ressaltaram os pesquisadores do Ipea.

Ainda segundo balanço, em julho, 30,2 milhões de domicílios brasileiros, ou 44,1% do total, receberam algum auxílio emergencial relacionado à pandemia. Isso corresponde a mais 813 mil lares beneficiados, na comparação com o mês anterior.

Segundo o IBGE, ainda há 19 milhões de pessoas fora da força de trabalho que gostariam de estar no mercado, mas não procuraram emprego por causa da pandemia ou por falta de trabalho onde vivem.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024