A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

31/10/2018 17:16

A+ A-

Águas Guariroba promove a conservação de área de proteção ambiental

O manancial é mais importante de Campo Grande, sendo responsável por cerca de 50% da água que abastece o município

A Águas Guariroba tem contribuído para a conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do córrego Guariroba – uma das duas captações superficiais que abastecem Campo Grande. Além de promover a recuperação das áreas no entorno da represa, através do plantio de árvores para recompor a mata ciliar, inclusive com a concessionária tendo representatividade no conselho gestor desta área de proteção ambiental, sendo formado por representantes de diversas entidades responsáveis por discutir e tomar decisões que garantam o uso sustentável dos recursos naturais destas áreas de proteção ambiental.

Plano de Manejo

A Águas Guariroba coordenou e financiou os estudos que serviram como base para a elaboração do Plano de Manejo das APA do Guariroba. Trazendo diagnósticos detalhados das área e apresentam propostas de soluções de compensação ambiental para impedir a degradação das regiões. A elaboração e aprovação do plano de manejo são de responsabilidade dos conselhos gestores de cada APA.

O plano de manejo da APA Guariroba está concluído e aprovado. O Plano é uma ferramenta importante para a conservação de uma área de proteção ambiental. Ele é formulado a partir de um estudo detalhado da área, incluindo aspectos ambientais, sociais e econômicos. Estas informações servem de base para o zoneamento ambiental – mapas com as subdivisões da área de acordo com suas características, fragilidades e possibilidade de desenvolvimento de atividades econômicas.

(Foto: Wesley Ortiz)

O objetivo do trabalho é criar diretrizes para o gerenciamento da APA, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais, obtendo também informações para tornar as ações de conservação mais eficientes. Além disso, o Plano de Manejo também é essencial para a captação de recursos financeiros que viabilizem programas de preservação e conservação de uma unidade.

APA Guariroba

A Área de Proteção Ambiental do córrego Guariroba foi criada em 1995. Ela ocupa uma área de 360 km². O Guariroba é o manancial mais importante de Campo Grande, sendo responsável por cerca de 50% da água que abastece o município. Distante 35 km do centro da Capital, a APA Guariroba pode ser acessada pela BR 262.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024