A Secretaria Estadual de Educação (SES) anunciou que 252 mil estudantes em 364 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul passam a ter monitoramento pelo aplicativo Mira Educação. A vantagem seria o dinamismo no registro de presenças e faltas, além da avaliação de cada aluno, para consulta da própria secretaria, professores e pais ou responsáveis.
O projeto foi reapresentado a trabalhadores da educação nesta quarta-feira (15), em evento na Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O aplicativo já estava em testes em 15 escolas e funciona em celulares smartphones, podendo ser baixado gratuitamente, em sistemas iOS ou Android.
Aos diretores, permite a visualização das informações sobre as faltas de cada aluno por turma e disciplina; acompanha as turmas de forma contínua, sem esperar o fim do bimestre para saber quantas faltas cada aluno têm; tem uma visão completa da escola inteira com relatórios simples, que ajudam a tomar decisões rapidamente.
A empresa promete à SES a disponibilização dos dados em tempo real, sobre o funcionamento independente da infraestrutura local; envio automático de mensagens de texto para os responsáveis e demonstra o engajamento dos professores.
Aos pais ou responsáveis, permite o recebimento de avisos sobre frequência, uma vez por dia, quando o aluno falta; e sobre comportamento, uma vez por semana, quando o professor envia elogios ou pontos a melhorar.
Os professores podem fazer chamadas, lançar conteúdos dados em aula e atribuir elogios ou pontos a melhorar a seus alunos. Já os alunos ainda devem aguardar para receber atualizações do aplicativo, para acompanhar o próprio desempenho.
O governador afirma que é um canal direto entre os coordenadores pedagógicos com as famílias, e também ajuda na implantação de recursos públicos na educação, controlando a evasão escolar. “É uma ferramenta extremamente importante nessa integração, pra gente poder apresentar os resultados e diminuir custos adicionais ao Estado”, declara.