A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou, nesta sexta-feira (5), o fim da emergência sanitária da covid-19. Isso ocorre após três anos de período pandêmico intenso e passa a ser classificado como "problema de saúde estabelecido e contínuo".
Na última reunião, feita na quinta-feira (4), o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS, destacou que a tendência decrescente de mortes por covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Ontem, o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.
Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda conforme a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.







