A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

há 2 semanas

A+ A-

Avó fitness que começou a malhar aos 72 impressiona com treino intenso (vídeo)

Por medo da osteoporose, Madalena Lúcio entrou na academia. Em pouco mais de um ano, porém, a vovó fitness virou musa nas redes sociais

As redes sociais de Madalena Lúcio, de 73 anos, têm tudo que se espera de uma avó: vídeos de receita, momentos em família e muito treino de supino. “Eu amo malhar meus braços”, afirma a vovó fitness de Araxá (MG).

Ela começou a malhar em janeiro de 2023 com o objetivo de fortalecer os músculos para evitar o desenvolvimento de osteoporose, doença que é comum nas mulheres de sua família. Logo, porém, ela pegou gosto pela academia e desde que começou, vai quase todos os dias.

“De segunda a sexta, estou lá. Pode estar chovendo, fazendo calor, o que for. Eu adoro malhar. Exercito os braços, as pernas e também a língua porque adoro fofocar com as amigas que fiz por lá”, brinca a avó Madá.

Benefícios da atividade física na terceira idade

A aposentada nunca havia praticado atividade física ou esportiva de modo formal na vida e teve medo de se sentir desconfortável na academia. “No começo, me senti deslocada, mas minha filha sempre me incentivou muito e sou muito persistente, queria superar aqueles limites”, afirma.

Segundo o personal trainer e educador físico Victor Gomes, muitos idosos temem que atividades físicas intensas, como a musculação, não sejam adequadas para eles, mas o que se vê é o contrário. “Os exercícios são adaptados para permitir que as pessoas consigam praticar e recuperar movimentos básicos, como entrar e sair de uma piscina, que aos poucos vão se perdendo”, explica.

Melhora na saúde mental

Estudos recentes apontam que os benefícios dos exercícios físicos para idosos vão além do físico, melhorando a saúde cognitiva e afastando o risco de depressão e ansiedade.

“Dentro das nossas limitações, recomendo a todos que comecem a se movimentar. Não é só pelo bem que faz ao corpo, mas pelo prazer. É muito bom se sentir forte e saudável. Olha aqui meu braço [mostrando o muque]. No braço, eu me garanto”, diz ela.

Desde que começou os treinos, ela conta que já ganhou 9,5 kg de massa magra e tem adicionado cada vez mais carga aos seus treinamentos para ficar ainda mais forte. No crucifixo, que malha o peitoral, por exemplo, do início de fevereiro para cá, ela já dobrou a carga.

Madá faz acompanhamento nutricional e não deixa de tomar suplementos de proteína para facilitar o ganho de músculos. Além dos treinos na academia, ela também pratica pilates para manter a flexibilidade e melhorar a consciência corporal. A idosa ainda quer incluir ainda mais atividades nesta lista. “Penso em começar a nadar, a correr, quero fazer aula de dança”, afirma.

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024