Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Bebêzinha salva irmão com leucemia ao doar sangue de cordão umbilical

Mãe havia congelado o material prevendo que a pequena seria compatível

21 dezembro 2019 - 14h13Por Thiago de Souza

A bebê Ysadora Veloso Lezcano, de 1 ano e 8 meses, veio ao mundo também com a missão de salvar o irmão, de seis anos, que sofria de leucemia, mas não tinha um doador. compatível. Após o parto, a mãe  congelou o sangue do cordão umbilical dela e tempos depois serviu para o transplante de Yuri Veloso Lezcano, em Curitiba (PR). 

Tudo foi difícil para Adriana Veloso. Depois de gerar Yago, exames mostraram que não poderia mais engravidar. Mas a vida tem dessas coisas e veio a pequena. 

Quando Ysadora nasceu, a mãe já sabia das dificuldades de achar um doador compatível, por isso decidiu congelar. 
Quando chegou o momento de fazer o transplante de medula, diz o G1, descobriram que os irmãos eram compatíveis para fazer o procedimento. A chance disso acontecer era de apenas 20%, conforme os médicos. 

''Depois de três, meses eles me ligaram. O médico demorou uns 10 minutos para ser chamado, mas parecia uma hora. Quando eu ouvi a voz dele, vi que estava emocionado. Ele falou com muita alegria que ela nasceu 100% compatível. Comecei a chorar de alegria! Quando saí na rua parecia que eu flutuava", contou a mãe.

Depois do procedimento, Yago questionou a mãe: "Mãe, o sangue da irmã agora tá em mim?' Sim filho, respondi. Toda hora ele falava: 'a minha irmã trouxe vida para mim. Eu amo a minha irmã'’’, disse a mãe emocionada. 

O menino teve alta em novembro, mas deve ficar até fevereiro de 2020 em Curitiba. Veloso acompanha o filho nesse período de recuperação pós-transplante.

De acordo com os médicos do menino, ele tem se recuperado bem.