Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Geral

Brasil tem primeira morte por reinfecção da variante da covid-19

Homem de 39 anos se infectou em novembro do ano passado e em março deste ano

20 abril 2021 - 18h45Por Thiago de Souza

O Brasil registrou a primeira morte por reinfecção de variante da covid-19 no País. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20), conforme estudo do Laboratório de Microbiologia Molecular, da Universidade Feevale, do Rio Grande do Sul. 

A publicação foi feita em pré-print na plataforma Research Square. A vítima é um homem de 39 anos, com histórico de doença cardiovascular crônica e diabetes. 

Segundo o estudo, o paciente foi diagnosticado pela primeira vez no final de novembro de 2020, com a variante P1. À época, ele não teve sintomas, mas teve contato com o irmão contaminado e com o pai, que estava internado em um quarto compartilhado com outros doentes da covid. 

De acordo com o Metrópoles, a segunda infecção foi em 11 de março, e o sequenciamento genético do estudo mostrou que a responsável pelo quadro foi a variante P2. 

“No segundo episódio, o paciente apresentou como sintomas dispneia [falta de ar], fadiga e dificuldade respiratória; e saturação menor que 95% como sinal clínico”, diz o estudo. O homem foi transferido para a UTI, intubado, mas não sobreviveu.

Um outro óbito, de um homem de 44 anos, foi tido como suspeito de ação de uma variante da doença, mas o sequenciamento genético dele não foi feito duas vezes. No caso do homem de 39 anos, este caso sim teve o sequenciamento feito duas vezes. 

Ainda segundo o site, os pesquisadores chamam a atenção para o fato que as variantes P1 e P2 têm a mesma mutação E484K, que está relacionada ao escape de anticorpos em pessoas que já foram infectadas anteriormente.

O caso também mostra que a variante P1 estava presente no Rio Grande do Sul em novembro, mesmo antes de ter sido oficialmente identificada no estado. Os cientistas acreditam que esse é um caso isolado. Ainda não foi possível saber a fonte exata de contaminação.