TCE Julho  17 a 19/07 e 22 a 25/07
(67) 99826-0686
Festival inverno 18/07 a 19/07

Cadela Hope ajuda no tratamento de pacientes de câncer no INCA

Projeto de ter a cachorrinha no local foi idealizado há mais de 3 anos

24 JUN 2019
G1/RJ
16h50min
Foto: Reprodução/TV Globo

A cadela Hope tem ajudado no tratamento de muito pacientes com câncer na ala infantil do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

Segundo a oncologista Bianca Santana, o projeto de ter a cachorrinha no local foi idealizado há mais de 3 anos, antes mesmo de o nascimento de Hope, que foi cria da fêmea e do macho mais dóceis de um canil selecionado.

"A Hope nasceu de uma gestação planejada. O canil cruzou a fêmea mais dócil com o macho mais dócil e selecionamos o filhote mais dócil. A partir daí, começamos o adestramento dela com apenas 2 meses de idade", revelou Bianca.

Ainda segundo a médica, não existe nenhuma contra-indicação no contato dos pacientes com o animal, e que muitos apresentam melhoras interagindo com o cão.

"Tive que comprovar que não muda infecção e que só tem benefícios para as crianças", avaliou a oncologista.

O adestrador André Donza contou que Hope foi preparada para receber e dar carinho.

"Ela é muito tranquila porque ela lida com pacientes que têm alguma fragilidade. Não pode ser um cachorro agitado, tem que ser tranquilo", comentou ele, que também faz a higienização das patinhas e escova os dentes do animal para que ela possa frequentar o ambulatório pediátrico.

"Ela é linda e eu amo cachorro", brincou o menino Brian Orlando, de 6 anos, que faz tratamento no INCA.

Vitor Hugo é outra criança que frequenta o centro de tratamento. A mãe dele, Clarice Carielo, disse que nunca viu o filho tão alegre como no dia em que ele pôde interagir com a Hope.

"O pessoal está de parabéns porque é um projeto maravilhoso".

Veja também