Uma cena de instinto e proteção materna emocionou moradores e internautas nesta terça-feira (15), na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Uma cadela foi flagrada escondendo seus 10 filhotes debaixo da terra, no terreno de um cemitério local, em uma tentativa de protegê-los do calor intenso e de possíveis ameaças.
O vídeo do momento foi compartilhado nas redes sociais por Wender Madureira Filho, defensor da causa animal na região. Segundo ele, o caso foi comunicado por uma moradora que costuma ver a cadela circulando pelo local. A mulher relatou que encontrou alguns filhotes submersos na terra e, preocupada, entrou em contato com Wender, que rapidamente se dirigiu ao cemitério com uma equipe de resgate.
“Quando chegamos, localizamos os filhotinhos em uma espécie de buraco cavado na terra. Era visível que a mãe fez aquilo por instinto, para garantir a sobrevivência deles em meio ao calor e à falta de abrigo seguro”, contou Wender.
De acordo com relatos dos vizinhos, a cadela já é conhecida por frequentar a área e recebe cuidados de alguns moradores. No entanto, como ainda não foi castrada, essa já é a segunda cria que ela tem em pouco tempo, o que tem dificultado a manutenção dos animais na região.
“Nós, vizinhos, cuidamos dela já há algum tempo e de muitos outros que ficam largados por aqui. Já é a segunda cria dela. Colocamos uma proteção para ela criar, mas no mesmo dia ela foi até o cemitério e cavou um túnel para proteger os filhotes do sol e, após criar, retornou ao lugar que ela sabe que é bem cuidada para avisar do acontecido”, relatou a moradora Bella Werneck, que acompanha a situação de perto.
(Com informações Repórter MT)








