A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

03/08/2018 09:30

A+ A-

Campo Grande tem julho mais seco em 10 anos e chuva prevista não deve aliviar

Municípios de MS estão há mais de 70 dias em estiagem intensa, acima do esperado para a época

Desde 2008, Campo Grande não passa por período tão seco, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão meteorológica aponta para alguma chance de chuva em Mato Grosso do Sul neste próximo final de semana, mas não anima quem espera pelo fim do clima seco.

A queda na temperatura vem acompanhando, com mínima de 13ºC na região sul, onde a chuva deve ser mais volumosa, a partir desta sexta-feira (3).  Já para Campo Grande, o Inmet aponta que esta chuva deve chegar 'tímida', no sábado (4), quando a temperatura fica entre 17ºC e 23ºC e, na segunda-feira (6), cai para 14ºC. 

Conforme o meteorologista Natálio Abraão, não chove em Campo Grande desde o dia 12 de junho, mas ele descarta a possibilidade de tempestades que geralmente ocorrem após tanto tempo de seca. “É uma chuva muito pouco consistente que vem por aí, e o frio também dura pouco. Agosto deve ser bastante quente, com 37ºC em vários municípios, incluindo Campo Grande", diz.

Mesmo com passagem do ar polar por três vezes durante julho, a Capital fechou o mês com temperatura bastante acima do normal, sendo a maior de 33,2ºC no dia 16 e a menor 7,1ºC, a segunda mais baixa do ano, no dia 10. 

Seca geral

Município distante a 68 km da Capital, Sidrolândia é recordista de estiagem, com 76 dias sem uma gota de chuva sequer. Já Itaquiraí teve um dos maiores volumes de chuva, 4,6mm.

Apesar dos índices de umidade estarem abaixo do esperado, baterem recordes e afetarem diretamente plantações e a saúde da população, Abraão comenta que o período de seca não é anormal. “Na climatologia já são previstos dias e dias sem chuva, a média de estiagem é de 35 dias nessa época. As manhãs com temperatura mais amena, e tardes quentes, secas. Essa chuva que vem chegando deve molhar, mas pouco”, classifica.

Para todas as regiões do Estado, ele alerta para um mês com muito vento e maior incidência de queimadas. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024