Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Geral

Cansados de levar multas, caçambeiros realizam protesto amanhã na Câmara Municipal

Empresários denunciam supostos abusos da Agetran e pedem notificação prévia antes de aplicação de multas

20 fevereiro 2019 - 15h09Por Rodson Willyams

O presidente da ACLBM (Associação Campo-Grandense de Locação de Bens Móveis), Bruno de Brito, informou, nesta quarta-feira (20), que um grupo de caçambeiros irá amanhã, quinta-feira (21), protestar contra supostos abusos referente às multas aplicadas contra os empresários. Por supostas irregularidades, há empresários que somam R$ 44 mil em multas recebidas dos fiscais da Agetran.

"Há um gargalo com relação a essas multas referente as de trânsito. Qualquer uma delas chega a R$ 1,1 mil. Nós sabemos que tem empresário com 40 multas, outros com 15 multas. Isso é um grande problema para o setor", explica o presidente.

Segundo Bruno, embora o município tenha publicado o Decreto n. 13.754, que apresenta as regras gerais para cadastramento e emissão do Controle de Transporte de Resíduos por meio Eletrônico (E-CTR), dois artigos da Lei Municipal 2909/92 não estão sendo cumpridos pelo município. "Esses artigos falam de notificação prévia antes das multas e isto não está acontecendo". 

Empresário ouvido pelo TopMídiaNews, que preferiu não se identificar, denuncia que tem fiscais que estariam abusando das notificações. "Tem fiscal que sai na rua só para multar. Se vê que o material passou da borda, multa. Se vê que está faltando material refletivo multa. Se foi colocada mal posicionada, é multa. Acho que o prefeito deveria pensar que se elas estão lá, é porque a população está fazendo benfeitorias nos imóveis e isso ajuda na arrecadação".

O presidente explica que o município tem sido parceiro da categoria, que atendeu aos pedidos do grupo. "Porém, falta isso com relação a Agetran. CTR Eletrônico veio para ajudar e o nosso interesse é que venha para contribuir com o nosso trabalho ".

Bruno ainda lembra que as caçambas são expostas à ação do tempo e também a vandalismos. "Outro dia, tive um acidente com a minha caçamba ali na Rua Raul Pires Barbosa, largaram ela lá,  ficou toda torta na via. Estava suscetível  a levar uma multa porque ficou na perpendicular. Só que não fizeram ocorrência desse tipo para nos avisar. Ou seja, estamos suscetíveis a qualquer ação".

E finaliza: "amanhã vamos chegar de maneira ordeira e vamos conversar. Vamos ter o nosso momento na Tribuna porque a administração pública tem a nossa parceira. Falamos com o Chiquinho Telles (PSD) e com o Junior Longo (PSB), que estão com as nossas reivindicações".