A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

19/11/2015 12:49

A+ A-

´'Chíndia' sustenta apetite global por soja e desafia América do Sul

19/11/2015 às 12:49 |

Fonte: Gazeta do Povo - Paraná

O desequilíbrio entre oferta e demanda tem trazido apreensão para o agronegócio da América do Sul, principalmente na questão da sustentabilidade da atividade do campo. Porém, especialistas são enfáticos em afirmar que o “mundo precisa comer”, o que garante mercado para a produção de grãos e carnes da região.

 

Entre as novas janelas de oportunidades, a atenção deve se voltar para “Chíndia”, pontua Steve Cachia, diretor da Cerealpar. Os dois países - China e Índia - somam 37% da população mundial (2,7 bilhões de pessoas). O crescimento econômico tirou milhões de pessoas da pobreza e alterou os hábitos alimentares.

 

“O consumo de alimentos cresceu muito. Quem aprendeu esse “luxo” não vai abrir mão”, explica Cachia.

 

Para ele, o pessimismo de alguns setores em relação à China, em virtude da desaceleração da economia de 10% para 7%, não se traduz para o campo. “Não dá para subestimar [a China]. A demanda deve continuar agressiva para o agronegócio”, aponta Cachia.

 

O ‘apetite’ chinês vai além dos grãos. A demanda por proteína animal está aquecida. Nos últimos 20 anos, o consumo de carne bovina e de ave aumentou, respectivamente, 15% e 175% no mundo. Na China, os índices foram de 408% e 418%.

 

A Índia, com população de 1,3 bilhão de pessoas, deve se tornar uma nova China até 2025. O país ainda precisa ser explorado comercialmente pelo agronegócio sul-americano, que pouco conhece o poder de consumo local. A nação asiática tem o menor consumo de carne per capital do mundo e sua agricultura registra produtividade abaixo da média global. Por outro lado, o país concentra riquezas, como 11% do ouro do mundo. “O aumento da renda, coisa que está acontecendo na Índia, muda até os hábitos religiosos”, destaca Cachia.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024