Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Corpo de Marcos Falcon, presidente da Portela, é velado no Rio

Velório acontece nesta terça, 27, na quadra da escola, em Madureira, e enterro será às 16h. Marcos foi assassinado a tiros na segunda, 26

27 setembro 2016 - 08h59Por Dany Nascimento

O velório de Marcos Falcon, presidente da Portela e marido da porta-bandeira Selminha Sorriso, acontece na manhã desta terça-feira, 27, na quadra da escola, em Madureira, Zona Norte do Rio. O movimento na quadra começou ainda na madrugada. O caixão com o corpo - coberto pela bandeira da agremiação - chegou ao local às 6h30 e velório foi aberto para familiares e amigos por volta das 8h15. Marcos Falcon, que tinha 52 anos, foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira, 26.

Falcon era candidato a vereador na cidade pelo PP, o Partido Progressista. De acordo com o 9º Batalhão da Polícia Militar, de Rocha Miranda, Marcos Falcon foi executado dentro de seu comitê político. A polícia chegou ao local, na Rua Maria José, em Madureira, por volta das 16h de segunda. A Divisão de Homicídios do Rio está responsável pelo caso.

Durante o velório, muitas pessoas optaram pelas cores azul e branco, que simbolizam a escola. Coras de flores enviadas pela família e pela agremiação tembém homenageram Falcon.

Emoção marca velório

Muito emocionado, o carnavalesco da escola, Paulo Barros - que já havia demonstrado seu pesar em rede social -, preferiu não falar com a imprensa no local.

A sambista Tia Surica, uma das maiores representantes da velha guarda da Portela, também não conteve a emoção e teve que ser amparada durante o velório. Ela se sentou próxima ao carnalaesco e recebeu água de outros integrantes da escola.

Enterro

O enterro será às 16h horas no Cemitério Jardim da Saudade, no Sulacap, na Zona Oeste do Rio, de acordo com o assessor de imprensa da Portela. Ônibus fretados pela escola estarão à disposição da comunidade para fazer o trajeto - de cerca de meia hora - da escola até o cemitério.

Marquinhos de Osvaldo Cruz, compositor da escola, nascido e criado na comunidade, foi um dos primeiros a chegar ao local e falou sobre a perda. "Era uma relação de respeito e amizade. A escola sempre foi tradicionalmente de homens fortes. A perda é o leque para manter essa escola funcionar. Tentava ao máximo ser justo. Não precisamos nem falar nada. Os últimos anos da Portela falam por si só. Todos esses anos que ele esteve à frente. A escola teve méritos para ser campeã. Foi uma grande administração. As coisas realmente funcionavam", disse Marquinhos.

Portela decreta luto de dez dias

Em nota, a assessoria da agremiação lamentou a morte de Falcon. "A diretoria da Portela e todos os segmentos da escola, profundamente consternados, comunicam o falecimento do presidente Marcos Falcon, de 52 anos. A diretoria da Portela decretou luto oficial de dez dias. Todos os eventos que seriam realizados nos próximos dias na quadra foram cancelados. As atividades no local só serão retomadas no dia 6 de outubro. O barracão da Cidade do Samba também não funcionará nos próximos dias", informa a nota oficial.

Famosos lamentam

Juliana Portela, ex-Rainha de Bateria da escola de Oswaldo Cruz e Madureira, lamentou o ocorrido. "Que tristeza, minha gente! O Carnaval carioca perdeu uma grande pessoa. Eu perdi um amigo especial. Força, família portelense! É muita dor", disse Juliana, que está a trabalho no Mato Grosso.

A atriz Glória Pires se pronunciou no Instagram, onde publicou uma imagem com os dizeres: "Luto. Tiraram o coração da águia da Portela". Minutos depois, postou uma foto de Marcos Falcon e fez uma homenagem ao presidente da Portela. "Muita tristeza... Que nosso amigo Falcon, com seu coração azul e branco, seja levado ao céu, nas asas de nossa amada Águia! N.S. Aparecida te guie, amigo! Gratidão pelo que fez, nessa sua passagem pela Terra", disse.

As musas da escola Gracyanne Barbosa e Adriane Galisteu conversaram com o EGO logo após saberem da notícia da morte de Marcos Falcon. As duas afirmaram estar chocadas com a execução.