A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

29/10/2018 16:38

A+ A-

De generais a astronauta: a tropa de choque do presidente Bolsonaro

Recém-eleito tem lista com militares e apoiadores da campanha para compor corpo ministerial. Quatro já foram anunciados

Embora insista no discurso de que apenas quatro nomes estão confirmados para compor o governo federal a partir de 2019, o recém-eleito presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), tem trabalhado com uma lista bem maior. A tropa de choque do novo chefe do Executivo federal é composta desde militares a admiradores pessoais do capitão da reserva do Exército.

Por ora, Bolsonaro anunciou o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) como titular da Casa Civil, o general da reserva do Exército Augusto Heleno para o Ministério da Defesa, o economista Paulo Guedes para a pasta de Fazenda e Planejamento e o astronauta brasileiro Marcos Pontes para a Ciência e Tecnologia.

Presidente interino do PSL, sigla pela qual Jair Bolsonaro se consagrou dono do mais alto posto do país, Gustavo Bebianno é cotado para assumir o Ministério da Justiça. Ele foi o responsável por coordenar a corrida do candidato peeselista ao Palácio do Planalto, assumindo desde a arrecadação de verbas até o contato com a imprensa. O advogado estreitou os laços com o capitão da reserva em 2017, ao oferecer defesa jurídica voluntária à campanha do militar. Bebianno viu seu espaço aumentar e a sua importância nessa relação.

Militares no comando
A composição do governo passa também pela indicação de integrantes do Exército. Além do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), e Heleno, o novo chefe do Executivo nacional angariou Oswaldo Ferreira – todos generais da reserva. Ferreira compôs o núcleo militar da campanha que se reunia em Brasília. Por sua passagem pelo comando do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, é cotado para assumir o futuro Ministério de Infraestrutura, pasta que deverá substituir a de Transportes.

Tenente-coronel da reserva da Força Aérea, o astronauta Marcos Pontes também entra na lista dos ministeriáveis militares.

Educação, Cultura e Esportes podem virar um só ministério. Três nomes estão cotados para assumir a vaga. O ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Stavros Xanthopoylos, o ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE) e o empresário Eduardo Mufarej, do grupo RenovaBR.

Transição
Ainda nesta semana, Bolsonaro deve vir a Brasília para dar início à transição de governo. Tudo indica que as reuniões ocorrerão dentro de um ambiente do governo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Michel Temer (MDB) vai designar uma equipe para cuidar da passagem do bastão, dando acesso a informações da administração pública para os futuros governantes.

Embora o atual mandatário do país tenha dito que a transição já começa nesta segunda-feira (29/10), a equipe só tem autorização legal para trabalhar a partir do segundo dia útil depois do resultado do pleito. O processo de organização das informações é feito até 10 dias após a posse do presidente eleito, em 1º de janeiro de 2019. Uma das normas para a formação desse grupo é que ele seja integrado por até 50 membros, conforme previsto na Constituição Federal.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024