A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

25/10/2019 10:00

A+ A-

Dia do Dentista: profissionais vestem preto em protesto pacífico por valorização

Presidente eleito do sindicato destaca que a profissão "por muitos anos foi valorizada com reconhecimento nacional e está muito diferente"

Nesta sexta-feira (25) comemora-se o Dia do Dentista, homenagem aos profissionais que com trabalho e dedicação garantem a saúde e os sorrisos da população. Em Campo Grande, porém, em especial os servidores municipais têm bem pouco a comemorar.

De acordo com o Sioms (Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul), a ideia é chamar a atenção da sociedade campo-grandense com um protesto pacífico em busca da tão necessária valorização profissional.

A entidade distribuiu kits de EPI (equipamentos de proteção individual) na cor preta para que os sindicalizados usem e demonstrem a insatisfação com o tratamento recebido pelo poder executivo municipal.

O presidente eleito do sindicato, David Chadid, explica que a intenção é expor à população a real situação da odontologia no município.

“Por muitos anos, fomos uma profissão valorizada em Campo Grande, com reconhecimento nacional, por meio de premiações. Hoje, a situação está muito diferente, não só em relação a salários, mas também a condições de trabalho e muitas vezes a sociedade não fica sabendo exatamente o que está acontecendo. Por isso tivemos a ideia de fazer este protesto, totalmente pacífico, para chamar a atenção”.

Entre os pontos de insatisfação elencados pelo Sioms, estão:

• insatisfação pela falta de condições adequadas de trabalho, falta frequente de EPI (jalecos, máscara, luvas em tamanho adequado);

• falta frequente de materiais odontológicos para realizar procedimentos;

• equipamentos sem manutenção, com falta de peças;

• salas odontológicas com mofo, infiltrações e sem as mínimas condições de atendimento adequado.

• arroxo nos salários, por meio de cortes de auxílio distância de diversas unidades, falta de reajuste (nem mesmo a reposição da inflação), cortes de plantões, falta de pagamento do PMAQ, atraso e desrespeito quanto ao pagamento de mudanças de letra e quinquênio, pagamento parcelado de salários;

• regras improdutivas de atendimento;

• falta de auxiliares de saúde no quadro de servidores;

• falta de odontólogos para suprir a demanda da população.

A atual dirigente da entidade, Marta Brandão, reforça que a luta é por valorização. "Os cirurgiões dentistas de Campo Grande merecem respeito, por isso nosso sindicato estará sempre em busca da valorização, seja nos embates necessários, seja em protestos, como o de hoje."

O protesto dos cirurgiões dentistas é voluntário e pacífico e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a falta condições de trabalho e a devida valorização dos profissionais.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024