Em meio à tragédia vivida no Rio Grande do Sul, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (9) para minimizar a crise climática e questionar as medidas tomadas para combatê-la. Internado para tratar de uma infecção na perna, o ex-presidente aproveitou a oportunidade para propagar desinformação e atacar o que chamou de "problemáticas climáticas".
Pelas redes sociais, Bolsonaro afirmou que as "problemáticas climáticas" são "pura desinformação" utilizada pelo Governo Federal para controlar a população. A postagem do ex-presidente vai contra os alertas científicos dos impactos devastadores das mudanças climáticas.
É importante lembrar que a gestão de Bolsonaro foi marcada por ataques sistemáticos ao meio ambiente. Dados comprovam que o período de seu mandato foi marcado por recordes de desmatamento, queimadas e destruição da Amazônia, além do desmonte de órgãos de fiscalização ambiental e da fragilização das políticas públicas de proteção ambiental.
As ações e declarações negacionistas de Jair Bolsonaro têm consequências graves para o Brasil e para o mundo. A propagação de desinformação sobre a crise climática contribui para o atraso na tomada de medidas urgentes para combater o problema, colocando em risco a vida de milhões de pessoas e o futuro do planeta, conforme o site Terra.