Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Êxodo venezuelano é tema de reunião de emergência em Lima

Objetivo da reunião é “harmonizar os procedimentos para o ingresso ordenado, seguro e responsável” dos imigrantes venezuelanos

29 agosto 2018 - 07h40Por Agência Brasil

Autoridades do Peru, Equador, da Bolívia e Colômbia, que integram o  Comitê Andino de Autoridades de Migração (CAAM), reúnem-se nesta quarta-feira (29) em Lima, para discutir alternativas envolvendo o fluxo migratório de venezuelanos para a região.

De acordo com a Andina, agência pública de notícias do Peru, o objetivo da reunião é “harmonizar os procedimentos para o ingresso ordenado, seguro e responsável” dos imigrantes venezuelanos. A reunião será na sede da CAAM.

Os procedimentos envolvem aspectos burocráticos, como passaporte e cadernetas de vacinação, assim como questões relativas à segurança e assistência. De acordo com a agência pública de notícias, grávidas, crianças e adolescentes serão tratados de forma diferenciada.

As autoridades do comitê pretendem ainda definir a atuação para a ajuda humanitária, com o apoio da Organização das Nações Unidas por meio da Organização Internacional para as Migrações (OIM),  do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e do  Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Segundo a ONU, mais de 2 milhões de cidadãos da Venezuela deixaram o país nos últimos anos.