TCE Novembro
TJMS DEZEMBRO
Menu
sexta, 03 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
pmcg revia negocios
Geral

Extra entrega bandejas vazias de carne até produto ser pago no caixa

Hipermercado pode virar alvo do Procon paulista por discriminação

19 outubro 2021 - 16h34Por Thiago de Souza

O Hipermercado Extra pode ser alvo do Procon-SP, após entregar bandejas vazias de carne aos clientes, até que o produto seja pago no caixa. A suspeita é que a prática, criada para evitar furtos, tenha sido adotada em unidades de bairros pobres. 

Segundo o órgão de defesa do consumidor, se for comprovado que a prática ocorreu somente em determinados bairros, a empresa pode ser multada por discriminação e método vexatório de cobrança. 

Neste caso, diz o G1, o Procon pode autuar o hipermercado com base no faturamento global da empresa e o valor pode chegar a R$ 10,9 milhões. 

Denúncias

A denúncia veio de uma cliente, que mora no Jardim Ângela, na Capital paulista, bairro considerado muito pobre. A consumidora pegou a embalagem vazia, somente com o preço e a descrição do produto, que era de 500 gramas de patinho e  a bandeja com a carne só foi entregue depois do pagamento no caixa. 

No entanto, em outra unidade da rede a 22 quilômetros dali, diz o G1, o procedimento é diferente. O cliente faz o pedido, o funcionário etiqueta o produto e entrega ao destinatário.

Em nota, a rede Extra se pronunciou sobre o caso:

“A rede informa que este procedimento não faz parte de sua política de atendimento, trata-se de uma falha pontual de procedimento. Assim que teve conhecimento do fato, a loja tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada. A rede segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.”