sexta, 26 de julho de 2024

Busca

sexta, 26 de julho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

18/09/2017 17:54

Filha publica carta com acusações graves contra Olavo de Carvalho

Heloisa de Carvalho publicou texto com objetivo de 'desmascarar' o pai, com grande repercussão na internet; filósofo contesta afirmações

Em texto divulgado em seu perfil no Facebook e no blog Prometheo Liberto, a bacharel em direito Heloisa de Carvalho Martins Arribas, filha do filósofo Olavo de Carvalho, faz acusações graves contra o pai. Entre outras coisas, ela diz que ele já apontou uma arma contra os próprios filhos e tratou com descaso o abuso sexual que ela sofreu quando era criança.

As acusações vêm ganhando destaque na internet desde o fim de semana. No Twitter, o número de menções a Olavo de Carvalho passou de 212, no dia 16 (sexta-feira), para 5 059 no dia 17 (sábado). No Google, o número de buscas começou a subir bruscamente no dia 17 às 10h, até chegar ao pico na madrugada desta segunda-feira, às 2h, com crescimento superior a 500%). Leia aqui o relato completo.

A Veja, conta ter escrito a “Carta Aberta a um Pai” com a intenção de “desmascarar” Olavo, pensador popular entre internautas conservadores, com 185.000 seguidores no Twitter.

Segundo Heloisa, ao relatar casos em que o filósofo foi um pai e um marido ruim e ausente para ela, seus irmãos e sua mãe, pretende “acabar com o mal que ele faz para as pessoas”, em uma referência, nas palavras dela, aos “aprendizes” que Olavo amealha entre alunos de cursos e seguidores nas redes sociais, “vítimas de técnicas de lavagem cerebral”. Pelo relato de “podres” do pai, pretende desmontar a imagem de homem “conservador e cristão” que o colocou entre pensadores de referência da direita brasileira nos últimos anos.

Na conversa com a reportagem, ela conta que, apesar dos casos que relata na carta, acreditou que o pai “havia mudado, se tornado uma pessoa melhor”. A divergência teria sido retomada após o filme Jardim das Aflições, longa dirigido por Josias Teófilo em homenagem ao trabalho do filósofo. Heloisa intercedeu em favor de Daniel Aragão, que teria participado da produção do filme antes de ser excluído dos créditos e da divisão dos lucros, momento em que diz ter ouvido ofensas e rompido a relação com o filósofo.

Afastada do pai, Heloisa procurou conhecer os argumentos de alguns críticos do trabalho de Olavo de Carvalho, relata ter aberto “os olhos” e decidido então publicar o texto, ressaltando os aspectos familiares em uma resposta à “imagem de pai de margarina” que a obra associou ao filósofo. Na carta aberta, diz que Olavo já foi internado em clínica psiquiátrica, que fazia “farras” quando ela ainda era criança e estava em casa.

“Tudo o que escrevi é um recado para você: muda enquanto dá tempo para você se transformar em um ser humano decente. E não diga que eu me uni ao diabo. Isso sempre foi um direito só seu! Eu não preciso me unir a ninguém para falar e contar sobre você. E pode ter certeza de que lembro de muito mais coisas”, afirma na postagem. À reportagem, Heloisa também estabelece uma relação entre o pai e os planos presidenciais do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que configurariam “um projeto de poder, no nível de ter exército de matadores”. “Não que ele queira um cargo, meu pai quer poder e influência.”

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO