TCE MAIO
TJMS MAIO
Menu
quarta, 25 de maio de 2022 Campo Grande/MS
ASSEMBLEIA MAIO DE 2022
Geral

II Fórum Perinatal aborda os avanços e desafios do pré-natal ao parto

Rede Cegonha é uma das Redes Temáticas prioritárias propostas pelo Ministério da Saúde

29 setembro 2018 - 10h45Por Da redação / PMCG

O Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha realiza o “II Fórum Perinatal Municipal da Rede Cegonha” e “I Seminário Municipal de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento”, na próxima quarta-feira (03). O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e é aberto aos profissionais da Rede Municipal de Saúde, à sociedade civil e demais atores sociais importantes neste processo.

A Rede Cegonha é uma das Redes Temáticas prioritárias propostas pelo Ministério da Saúde, firmando o compromisso de assegurar à mulher e à criança o direito à atenção humanizada durante o pré-natal, parto/nascimento, puerpério e atenção infantil (para crianças até dois anos de idade), em todo o âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Fórum Perinatal é parte constitutiva da Rede Cegonha instituída no âmbito do SUS e tem como objetivo ampliar a participação social na gestão desta política pública de saúde. É um espaço coletivo capaz de trabalhar a construção, organização e fortalecimento de uma rede perinatal, com o estabelecimento claro de uma linha de cuidado integral materno-infantil, com foco desde o pré-natal na rede básica de saúde ao desfecho de uma boa assistência obstétrica.

A busca pelo cuidado humanizado e às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, é uma temática de grande interesse atualmente, ainda que os caminhos percorridos para se alcançar tal objetivo seja um grande desafio. Precisamos contribuir com a sensibilização e qualificação das equipes de saúde, organizando dos processos de trabalho na assistência materno infantil, em todos os níveis de atenção.