TJMS JANEIRO
Menu
sexta, 21 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Geral

Jogos Paradesportivos da Reme têm número recorde de atletas

23 outubro 2015 - 15h12Por Assessoria

A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta sexta-feira (23), a segunda etapa dos 8° Jogos Paradesportivos da Rede Municipal de Ensino (Jopares). Hoje, os competidores participaram das competições de atletismo no Centro Olímpico Vila Nasser. A intenção dos jogos é estimular a prática desportiva, recreativa e integração social de estudantes, visando à saúde mental, física e social. Esse ano, o evento bateu recorde de participantes, com 1.300 paratletas inscritos.

Gerson Falcão Acosta, responsável pela organização das atividades, revela que a oitava edição dos jogos teve participação recorde na história da competição e destaca a interação social como um dos pontos mais especiais dos jogos. “Ao todo, chegamos a 1300 alunos participantes e 49 escolas estão participando e o envolvimento da família é um destaque. Eles vêm participar, torcem é algo muito significativos para os atletas e para nós do projeto. É o momento que o aluno sai da escola, faz novos amigos e interage socialmente”, revela Gerson que é técnico da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais e Divisão do Esporte, Arte e Cultura (DEAC).

Para o estudante Carlos Henrique de Oliveira Lima, de 14 anos, os jogos revelaram uma oportunidade que ele classifica como “incrível”: “Eu vou viajar e conhecer outra cidade, estou feliz”, conta ao se referir que irá participar das Paralimpíadas Escolares, que vai acontecer em Natal. Carlos Henrique tem paralisia cerebral e vai participar jogando futebol de sete – modalidade de futebol adaptado. “Treinei muito e espero conseguir, estou muito feliz”, comemora o jovem.

Outro estudante que está realizado é Lucas Santiago Rios Nunes, de 13 anos. Ele também vai para Natal participar na modalidade tênis de mesa. Segundo sua treinadora Elis Regina da Gama, Lucas é dedicado e treina as raquetadas em casa. “Ele é muito dedicado. Começou jogando Polybat, que é o tênis de mesa adaptado, mas devido à dedicação dele passou a disputar o tênis de mesa”, relatou. “Estou muito feliz com a oportunidade e por viajar também. Treinei muito e se não fosse a minha professora isso não seria possível. Acho muito legal o tênis de mesa e eu quero ganhar medalha”, conta Lucas.

Os Jopares são promovidos pela Prefeitura Municpal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação - Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais e Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC) e também tem o objetivo de consagrar entre estudantes do projeto Esporte Adaptado, desenvolvido nas escolas municipais, a oportunidade dos atletas participarem dos jogos escolares paradesportivos.