Menu
segunda, 17 de maio de 2021
MS CRESCE PELA VIDA 14 a 18/05/2021
Geral

Lula chama Bolsonaro de genocida e diz que povo brasileiro 'nunca sofreu tanto'

Ele comparou a pandemia com a 3ª Guerra Mundial

19 março 2021 - 20h04Por Thiago de Souza

O ex-presidente Lula, do PT, voltou a criticar a forma como Jair Bolsonaro conduz a crise da pandemia no Brasil. Ele chamou o presidente de ser um ‘’genocida’’. 

Conforme entrevista dada pelo petista ao jornal francês Le Monde, Lula diz que começou na política nos anos 70 e ‘’nunca viu o povo sofrer como hoje’’. 

Segundo o ex-presidente, pessoas estão morrendo nos portões dos hospitais e a fome voltou. 

‘’... diante disso, temos um presidente que prefere comprar armas de fogo ao invés de livros e vacinas. O Brasil é chefiado por um presidente genocida. É realmente muito triste", afirmou. 

Sobre a pandemia, Lula diz que, com o surgimento da pandemia, um comitê de crise deveria ser criado, reunindo o ministro da Saúde e cientistas para fazer o enfrentamento. 

"O que nosso governo fez? A primeira coisa que disse foi que não acreditava na doença. Bolsonaro disse que era uma "gripezinha" e que, sendo militar, não pegaria... ‘’, apontou o petista. 

Bolsonaro teria errado também ao defender o uso da hidroxicloroquina e ter comprado milhares de comprimidos de Donald Trump. 

Lula fez um apelo para que países que compõem o G8 e G20 se reúnam para combater a pandemia. 

"Apelo ao Presidente Emmanuel Macron: chame o G20. Ligue para Joe Biden, Xi Jinping, Vladimir Putin e o resto! Estamos em guerra, é a terceira guerra mundial e o inimigo é muito perigoso!’’, conclamou o ex-presidente.