Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

Mãe avisa: 'a Momo instigou meu filho a enfiar uma faca no pescoço'

Mulher afirma que as mensagens terríveis chegaram por celular e o filho "ficou com medo do escuro" depois

28 fevereiro 2019 - 10h16Por Da redação/Portal R7

Lyn Dixon, uma mãe britânica, ficou desesperada e está pedindo para os pais protegerem seus filhos após ver uma série de instruções dadas pelo contato Momo Challenge (Desafio da Momo, em tradução livre) no celular do filho, de apenas oito anos. A mais chocante era bem diferente: "pegue uma faca e enfie no seu pescoço"

Segundo ela, o garoto é um dos que foram envolvidos no jogo sinistro representado pela Momo e veiculado em plataformas como WhatsApp, YouTube e Facebook. Lyn afirmou ao jornal escocês Daily Record que soube que seu filho estava em problemas quando ele "não queria ficar sozinho" e ficou "com medo do escuro"

"Ele me mostrou uma imagem no telefone e disse que ela havia escrito que deveria abrir a gaveta da cozinha, pegar uma faca e colocar no pescoço", afirmou Lyn. "Não sei quem manda esse tipo de coisa, mas é um conteúdo horrível", continuou.

A origem

A Momo surgiu como um meme assustador que logo se mostraria não apenas sinistro, mas um caso dos perigos da vida moderna. Ela é associada a um perigoso jogo de suicídio para jovens, similar ao da Baleia Azul, ligada a várias mortes ao redor do mundo. Mas como algo macabro do tipo surge? Toda lenda precisa de uma imagem e da momo é essa mulher assustadora, com olhos esbugalhados com traços grotescos.

Parece uma personagem de filme de terror, a imagem é de uma boneca conhecida como 'Mother Bird" (Mãe Pássaro), criada por um artista japonês e exposta na galeria de arte Vanilla, em Tóquio. O que era apenas uma imagem bizarra se tornou macabro: em um grupo no Facebook surgiu o desafio de começar a se comunicar no WhatsApp com uma pessoa desconhecida, segundo a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos de Tabasco, México.

Foi desse grupo que surgiu a Momo, um número que respondia para usuários com desafios sinistros e ameaças, o desafio se espalhou para o Reddit e outros fóruns, que divulgaram o número por diversos países. De acordo com usuários da plataforma, é muito provável que a origem do meme seja em um país de língua espanhola. A primeira morte relacionada ao caso, ainda em julho, levou autoridades do mundo inteiro a iniciar uma campanha para impedir que o jogo continuasse se espalhando. Mensagens de autoridades na Espanha, Argentina e Índia afirmaram para nunca responder mensagens vindas do número.

Especialistas afirmam que, como se trata de um meme e lenda urbana, qualquer um pode ser a Momo e é provável que a "brincadeira" saia do controle antes de finalmente acabar. Além de pessoas estarem utilizando a prática para roubar dados dos participantes, atualmente a situação segue fora de controle com diversos casos que tem como pano de fundo o bizarro meme, como aponta uma investigação do jornal Mirror.