TCE JUNHO 2022
PREF MARACAJU JUNHO REFIS 2022
Menu
quarta, 29 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
Geral

Ministério da Saúde declara status de 'transmissão comunitária' do coronavírus

Significa que não é possível mais rastrear a origem da infecção

20 março 2020 - 18h52Por Thiago de Souza

Ministério da Saúde declarou, nesta sexta-feira (20), que o Brasil já vive a condição de transmissão comunitária do coronavírus. Ou seja, a partir de agora já não é mais possível saber de quem uma pessoa infectada contraiu a doença. 

A medida foi publicada em portaria na noite de hoje. Antes, segundo o órgão, era possível identificar de quem a pessoa contraiu a doença, principalmente aquelas que tiveram contato com outras pessoas que viajaram para países onde havia o surto da doença. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. O ministro sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.

Segundo o site do Bem Estar, até o balanço de quinta-feira (19), a transmissão comunitária estava configurada nos estados de São Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).

Casos pelo Brasil

Os casos confirmados de Covid-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, aumentaram 45% entre quinta (19) e esta sexta-feira (20), de acordo com dados do Ministério da Saúde. O mais recente balanço federal aponta que o Brasil tem 904 casos e 11 mortes. Os dados consideram informações repassadas pelas secretarias estaduais até as 16h.