Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Geral

MPF pressiona Justiça para decidir sobre afastamento de Ricardo Salles de ministério

Órgão diz que permanência do ministro pode trazer danos irreversíveis ao meio ambiente

23 setembro 2020 - 17h52Por Thiago de Souza
O Ministério Público Federal cobrou, nesta quarta-feira (23), que a Justiça Federal do Distrito Federal, se posicione sobre pedido de afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A acusação é que o ministro promoveu um desmonte na proteção ambiental do País. 
 
Segundo o G1, a ação por improbidade administrativa contra Salles foi apresentada em julho, mas nenhuma decisão foi tomada pela corte no DF. 
 
“A permanência do requerido Ricardo Aquino Salles no cargo de Ministro do Meio Ambiente tem trazido, a cada dia, consequências trágicas à proteção ambiental, especialmente pelo alarmante aumento do desmatamento, sobretudo na floresta amazônica’’, diz o alerta do MPF à Justiça do DF. 
 
O MPF citou a reunião ministerial revelada ao público, por decisão do STF, onde Salles sugere ao presidente para tomar medidas que seriam contra o meio ambiente, já que a imprensa estaria preocupada com a covid-19 e não iria perceber. 
 
‘’Vamos passar a boiada’’, sugeriu Salles, em 22 de abril. 
 
O órgão diz que o ministro promove um desmonte doloso das estruturas de proteção ao meio ambiente.
 
“Caso não haja o cautelar afastamento do requerido do cargo de Ministro do Meio Ambiente, o aumento exponencial e alarmante do desmatamento da Amazônia, consequência direta do desmonte deliberado de políticas públicas voltadas à proteção do meio ambiente, pode levar a Floresta Amazônica a um “ponto de não retorno’, situação na qual a floresta não consegue mais se regenerar”, diz o Ministério Público.
 
O alerta do MPF também cita as queimadas no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.