A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

23/01/2021 13:15

A+ A-

Novo vírus encontrado na Ásia pode gerar mais uma pandemia

OMS mostra preocupação com a possibilidade de vírus se espalhar; taxa de mortalidade da doença é alta

Com o mundo concentrado em combater e frear os possíveis avanços da covid-19, a Ásia inflama com a descoberta de um novo vírus que pode vira provocar mais uma pandemia. O Nipah, assim denominado pelos cientistas, tende a ter alto índice de mortalidade e pode ser transmitido pelos morcegos.

O Centro de Ciências da Saúde e de Doenças Infecciosas Emergentes da Cruz Vermelha situado em Bangcoc descobriu variantes do vírus que está na lista das doenças mais perigosas e causou, recentemente, um surto na Ásia entre humanos.

O vírus Nipah é normalmente transmitido de animais para pessoas, mas pode vir a ser contraído ao entrar em contato direto com a pessoa infectada ou através de consumos de alimentos contaminados. O primeiro surto foi identificado na Malásia, onde as pessoas foram infectadas pelo contato com porcos doentes.

Alguns dos sintomas já diagnosticados em pacientes é sintomas respiratórios, incluindo tosse, dor de garganta, dores no corpo, fadiga e encefalite, um inchaço do cérebro que pode causar convulsões e até a morte.

A diretora do centro de ciências da Tailândia, Supaporn Wacharapluesadee explicou que o vírus é muito preocupante. O fato da incubação ser longa, que pode perdurar por até 45 dias, mostra que existe a possibilidade do hospedeiro se propagar, mesmo que a pessoa não saiba que esteja doente.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra preocupação, já que tenta impedir que a doença se torne uma nova pandemia e se junte a covid-19, conforme o site BBC Future.

Países como Bangladesh e Índia já registraram surtos do vírus Nipah no passado. O primeiro registrou 11 surtos no período de 2001 a 2011, onde 196 foram infectadas e 150 vieram a óbito.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024