Menu
terça, 22 de setembro de 2020
Geral

Paróquia de São José celebra 70 anos com novena, quermesse diária, megabolo e noite italiana

A tradicional novena de São José começou no domingo (10) e segue até a próxima segunda-feira, com missas às 6h15 e às 19h

11 março 2019 - 15h59Por Da redação/Assessoria

Uma das igrejas mais antigas e tradicionais de Campo Grande, a Paróquia de São José comemora 70 anos neste mês com novena, quermesse diária, noite italiana, o tradicional bolo com alianças e procissão. Cerca de 5 mil pessoas participam das missas nos finais de semana. A tradicional novena de São José começou no domingo (10) e segue até a próxima segunda-feira, com missas às 6h15 e às 19h de segunda a sexta-feira; às 6h15 e 18h no sábado e em seis horários aos domingos. No dia do padroeiro, no dia 19 de março, a comunidade participa da missa solene e procissão a partir das 19h.

Na parte social, a igreja promoverá miniquermesse diariamente, com pasteis (carne, queijo e bacalhau), cachorro-quente, pão de queijo, batata frita e bebidas. Na sexta-feira (15), a igreja promove noite italiana, com festival de massas, no salão paroquial a partir das 20h. No próximo domingo, os festejos começam com café da manhã, almoço e quermesse a partir da missa das 16h30. O cardápio ainda inclui carreteiro, espetinho, galinhada, doces e bebidas. O ponto alto dos festejos terá o corte do tradicional bolo de São José, com distribuição de alianças para quem procura casamento, sorteio da motocicleta zero quilômetro e quermesse.

Patrimônio histórico e cultural de Campo Grande, a Igreja São José foi construída pelos salesianos há 92 anos. Em 8 de maio de 1927, Padre João Crippa, que nomina uma das principais ruas da Capital, abençoou o oratório voltado para os jovens, dando início à capelinha, onde fica atualmente a Capela da Sagrada Família, totalmente reconstruída. O atual prédio começou a ser construído em 1939 por Camilo Boni e só foi concluído dez anos depois, após a morte de Padre João Crippa. O sacerdote faleceu em 1941 em Três Lagoas.

O templo foi inaugurado em 24 de março de 1949, quando a igreja foi elevada a condição de paróquia. No dia 24 de maio de 1958, com a posse de Dom Antônio Barbosa como primeiro bispo de Campo Grande, a São José se transformou em catedral provisória. Este título prevaleceu até 1991, quando o Papa João Paulo II instalou a catedral definitivamente na Igreja de Santo Antônio. Segundo padre Leandro Antônio Ribeiro, pároco desde 2001, cerca de 5 mil fieis participam das missas aos finais de semana na São José.

Leia Também

Campo Grande inaugura ambulatório de reabilitação a pacientes recuperados da covid-19
CORONAVÍRUS
Campo Grande inaugura ambulatório de reabilitação a pacientes recuperados da covid-19
Mesmo com PF investigando fazendeiros, Bolsonaro diz que fogo no Pantanal é por causa da seca
Política
Mesmo com PF investigando fazendeiros, Bolsonaro diz que fogo no Pantanal é por causa da seca
Criança morre com tiro na cabeça enquanto brincava na porta de casa
Geral
Criança morre com tiro na cabeça enquanto brincava na porta de casa
Ressocialização  de presas é exemplo de inclusão em Jateí
Interior
Ressocialização de presas é exemplo de inclusão em Jateí