Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

PF prende desembargadores do TRT-RJ após operação que afastou Witzel

Witzel foi novamente denunciado nesta terça; É a quarta denúncia da PGR contra o ex-juiz federal

02 março 2021 - 13h27Por Nathalia Pelzl

Quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ) foram presos, nesta terça-feira (2), pela Polícia Federal (PF) na Operação Mais Valia.

Conforme o G1, as prisões são resultados do desdobramento da Operação Tris in Idem, que em agosto de 2020 afastou do cargo o então governador do RJ, Wilson Witzel (PSC), na crise dos gastos na pandemia.

O Ministério Público Federal (MPF) apura o pagamento de vantagens indevidas a magistrados que, em contrapartida, teriam beneficiado integrantes do esquema criminoso supostamente instalado no governo Witzel, que no mês passado virou réu por corrupção e lavagem de dinheiro, ainda segundo o site. 

Pelo menos sete empresas são citadas no inquérito: a Pró-Saúde, a Átrio Service, a MPE Engenharia e quatro consórcios de transporte: Transcarioca, Santa Cruz, Intersul e Internorte.

Witzel foi novamente denunciado nesta terça. É a quarta denúncia da PGR contra o ex-juiz federal.

No total, a PF cumpriu 11 mandados de prisão. Os desembargadores presos são Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues, Fernando Antônio Zorzenon da Silva, José da Fonseca Martins Junior, Marcos Pinto da Cruz.

Pinto da Cruz foi preso em casa, uma mansão no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Pouco antes das 10h, uma viatura da PF entrou na garagem do magistrado para detê-lo.

De acordo com os investigadores, o desembargador era o principal articulador de uma organização criminosa que recebia vantagens ilícitas de empresas que prestavam serviço para o poder público.

Os mandados foram expedidos pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi, a pedido da Vice-Presidência da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em nota, o TRT ressaltou "seu compromisso com a legalidade" e informou estar "à disposição das autoridades no que for necessário para auxiliar nas investigações que levem ao total esclarecimento dos fatos".