A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

14/02/2021 12:03

A+ A-

Professora da UFRJ é acusada de manter idosa em regime de trabalho escravo

A trabalhadora ainda era obrigada a catar latas de alumínio nas ruas, com o objetivo de vendê-las e reverter o dinheiro obtido à ré

O MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro) entrou com uma ação contra uma professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) que mantinha uma empregada doméstica idosa em condições de trabalho análogas à escravidão. Além disso, a docente se apropriou do auxílio emergencial da idosa.

A idosa, de 63 anos de idade, foi resgatada da casa da professora, na zona norte do Rio, no fim de janeiro durante uma força-tarefa de órgãos federais contra o trabalho escravo.

Segundo o site UOL, ela trabalhava na residência há quase quatro décadas, desde 1983, e não recebia remuneração.

À Justiça, o MPT pediu que a professora pague R$ 1,3 milhão em indenização por danos morais e coletivos, além de uma pensão e pagamento retroativo de salários.

Quando foi retirada da casa, a idosa foi encontrada dormindo em um quarto sem energia elétrica.

De acordo com o MPT, ela aparentava desnutrição, e, segundo relatos de vizinhos, vivia sob constantes maus tratos, violência física, e realização de trabalhos exaustivos, sob o sol, atividades incompatíveis com sua idade e porte físico.

A trabalhadora ainda era obrigada a catar latas de alumínio nas ruas, com o objetivo de vendê-las e reverter o dinheiro obtido à ré.

A idosa informou que não tinha livre acesso a alimentos e água potável e que a empregadora jogou fora seus pertences, nos quais havia anotações particulares, nas quais constavam contatos de seus parentes.

Atualmente, a trabalhadora está em um Centro de Acolhimento da Prefeitura do Rio. Não há prazo para que a Justiça analise o caso. 
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024