Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Geral

Projeto social do Corpo de Bombeiros resgata cidadania de crianças e adolescentes

Bombeiros do Amanhã ensina valores cívicos e preserva os costumes militares

06 abril 2018 - 09h30Por Bruna Vasconcelos

O amor pela profissão e a missão de colaborar para o regaste da cidadania deram vida a um conjunto de ações que tem transformado a realidade de crianças e adolescentes de Caarapó – município distante 373 quilômetros de Campo Grande. O projeto Bombeiros do Amanhã virou referência no Mato Grosso do Sul em levar conhecimento e valores aos alunos, de 7 a 15 anos, em vulnerabilidade social.

Inaugurado no Estado, no ano de 1993, o projeto foi implantado em Caarapó, em agosto do ano passado, pelas mãos do tenente-coronel Humberto José Sepa. 

Cerca de 200 estudantes da rede pública de ensino do município e do distrito de Nova América são lapidados 3x por semana com aulas sobre conhecimentos bombeirísticos e atendimento de educação complementar, enriquecendo e incentivando o amor próprio, além de enaltecer valores como a ética e a moral.

O curso, em parceria entre o Corpo de Bombeiros, família e escola, leva as crianças e adolescentes até a realidade militar a fim de alimentar o conhecimento básico em diversas áreas que enriquecem o desenvolvimento e a inserção social dos cidadãos. 

Com sede de passar sabedoria, os militares ministram aulas extracurriculares sobre noções de combate à incêndio, hierarquia, disciplina, educação moral e cívica.

O projeto, que tem duração de um ano, também contribui na formação da identidade do adolescente por proporcionar acesso à diversas informações, minimizando a chance do  contato com drogas e criminalidade.

Camila Rodrigues, secretária geral do Bombeiros do Amanhã, conta que o projeto vira uma “segunda família” dos alunos. Nas vidas escolar e cívica, Camila afirma que as mudanças de comportamento são visíveis e graciosas. 

“Instruímos para formar cidadãos de bem para a sociedade, através da disciplina, respeito e educação, incentivando os estudos e o bom comportamento, não só em família, mas diante de toda sociedade. É mais que um projeto social, é uma extensão de cada família de nosso município. Seguindo parâmetros militares que contribuem para a efetiva mudança social, tendo como objetivo a melhoria na qualidade de vida, norteando para a formação integral do cidadão. Também ressaltamos o culto aos valores cívico-patrióticos e a preservação dos costumes e tradições militares, encontrando um ponto de partida para a promoção humana e social.”