TCE SETEMBRO
Menu
terça, 28 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Geral

Restaurante homenageia Pablo Escobar e oferece até hambúguer com pó simulando cocaína

Bombardeados por críticas, os donos do estabelecimento alegam que é apenas uma brincadeira

15 fevereiro 2019 - 16h29Por Da redação / Meia Hora

Uma hamburgueria em Melbourne, na Austrália, vem provocando revolta nas redes sociais. É que, em uma homenagem peculiar, o restaurante foi batizado em referência ao traficante colombiano Pablo Escobar: Pablo's Escoburguer. Outra polêmica é a forma que os sanduíches são servidos, já que alguns são decorados com uma nota falsa de US$ 100 enrolada e até uma linha de alho branco em pó por cima do pão para simular cocaína.

O restaurante apostou no trocadilho para fazer uma brincadeira com o tema, mas a ideia não foi bem recebida pelo público. Os internautas ressaltaram a crueldade do homenageado, um dos maiores líderes de cartel de drogas do mundo. Na década de 80, Escobar ficou conhecido como o "Rei da Cocaína" por abastecer os Estados Unidos, além de ser o mandante de vários atentados na Colômbia.

Na página do Facebook do Pablo's Escoburgers, as pessoas criticam a "brincadeira". Um seguidor postou “#changethename” (ou #mudeonome) em todos os posts; outro publicou "Não tem graça, não está bem". Já uma mulher colombiana escreveu que a mãe dela quase morreu num atentado com carro-bomba ligado a Escobar.

Após as críticas e as baixas avaliações recebidas na rede social, o restaurante emitiu uma nota para se explicar. O texto afirma que o estabelecimento não é a favor de nenhuma das ações de Pablo Escobar e reconhece que o traficante destruiu milhares de vidas.

"Estamos muito orgulhosos de nossos hambúrgueres, mas também entendemos que Pablo Escobar foi um homem horrível que destruiu as vidas de milhares de colombianos", diz a nota, que segue: "Nós não toleramos, idolatramos ou promovemos Pablo Emilio Escobar ou suas ações de qualquer forma. No entanto, somos australianos e sabemos rir de um bom jogo de palavras. É apenas um nome de hamburgueria pop-up. Difícil não ofender alguém em 2019".