(67) 99826-0686

Servidoras da Agepen realizam mamografia e exame preventivo de câncer

27 OUT 2016
Assessoria
18h29min

Em alusão às atividades desenvolvidas na Campanha Outubro Rosa, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em parceria com Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), proporcionou às servidoras penitenciárias da Capital ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Os atendimentos foram realizados nesta quinta-feira (27), na Sede da Agepen, no ônibus da Cassems – sem cobrança nenhuma, sendo realizados 24 exames de mamografia e 23 preventivos do colo do útero .

Coordenada pela Diretoria de Administração e Finanças, por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor da Agepen, a iniciativa também integrou o Programa de Assistência ao Servidor Penitenciário de Mato Grosso do Sul. “É uma ação muito significativa, pois demonstra a preocupação institucional em proporcionar meios de prevenção e conhecimento sobre a doença às servidoras”, destacou o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia.

Para a chefe do Núcleo de Assistência ao Servidor da Agepen, Maria Roseneusa Oliveira, a iniciativa demonstra que saúde e trabalho estão cada vez mais associados para uma melhor qualidade de vida. “Buscamos trazer o atendimento durante o horário de expediente, para motivar a maior participação, pois, muitas vezes, as pessoas acabam deixando de se cuidar alegando falta de tempo e, vindo até aqui, não tem desculpa”, ressaltou.

De acordo com a enfermeira responsável pelos atendimentos, Maria Aparecida Alves da Rocha, existe dois motivos básicos quando se tem uma ação dessa proporção, que é levar saúde e conscientização para a população. “Muitas pessoas não sabem, mas o câncer de colo de útero é a segunda patologia que mais mata mulheres no Brasil. O preventivo não é divulgado com tanta frequência e não existe outro meio de diagnosticar o câncer de colo de útero apenas o Papanicolau”, esclareceu. Segundo ela, esse trabalho é desenvolvido com servidores das diversas secretarias do Estado.

Para a servidora da Divisão de Recursos Humanos da Agepen, Maria de Lurdes Santos, que há 27 anos está na carreira penitenciária, a prevenção, o cuidado e o tratamento quando diagnosticado é importante, pois atualmente está acontecendo relatos de muitos casos de câncer devido ao estresse do dia a dia e a vida cotidiana muito intensa.

A servidora ressaltou, ainda, que essa gestão do governo atual tem demonstrado muita sensibilidade com a saúde dos servidores, e a direção da Agepen tem seguido o mesmo exemplo. “A estrutura que a Cassems dispõe para realização dos atendimentos e exames são de boa qualidade e os profissionais são capacitados para instruir os servidores”, agradeceu.

A agente penitenciária Karine Godoy, da Penitenciária de Segurança Máxima, também participou do exame e afirmou que se prevenir, se cuidar e realizar os exames anualmente é essencial para uma vida mais saudável e sem riscos. “Essa parceria da Agepen com a Cassems, propiciando juntos essa ação, facilita a proximidade para os servidores e cuidem e se preocupem mais com a saúde. Apesar de o sistema penitenciário ter mais homens trabalhando, é interessante o acompanhamento às mulheres , é uma atenção essencial “, declarou.

Veja também