Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

TSE diz que eleitor poderá votar via smartphone em 2022, caso seja 100% seguro

Enquanto enfrenta problemas com o aplicativo, Tribunal faz estudos para seja votação seja feita pelo celular, para baratear as eleições

15 novembro 2020 - 18h00Por Rayani Santa Cruz

O brasileiro poderá votar pelo celular a partir da eleição de 2022, caso a tecnologia passe pelos testes de segurança absoluta. As informações são do Metrópoles.

 

Mesmo com os problemas enfrentados neste domingo (15/11), dia de eleições municipais, com o aplicativo e-Título, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia a possibilidade de as votações ocorrerem por meio de telas de telefones e tablets.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, revelou o projeto Eleição do Futuro em visita a Valparaíso (GO), neste domingo. O objetivo é baratear os custos dos sufrágios com segurança. Nele, empresas desenvolvem plataformas para as eleições via celular.

Segundo Barroso, a Justiça Eleitoral exige o sigilo do voto, eficiência e segurança no sistema. Pelas contas do TSE, 31 empresas desenvolvem plataformas. Destas, 26 fizeram demonstrações nestas eleições, sendo que 4 apresentaram a tecnologia em Valparaíso (GO). Testes também ocorreram em São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

“Quanto a aplicabilidade ou não do novo modelo em 2022, vai depender da segurança que nós possamos ter com as alternativas oferecidas. Como eu disse, nós temos um teste tríplice: segurança, sigilo e eficiência. Se algum dos modelos se mostrar confiável, eu imagino que sim, que nós possamos começar implantar em 2022”, pontuou Barroso.

O TSE montará uma comissão para avaliar o projeto. A Justiça Eleitoral vai avaliar a possibilidade de implantar progressivamente o voto pelo celular. Por enquanto, não houve qualquer custo para o erário. Barroso ficou bem impressionado com as potencialidades das plataformas apresentadas em Valparaíso.