A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

23/10/2018 14:41

A+ A-

VÍDEO: 'negra, feia e desgraçada', veja ataque racista contra idosa dentro de avião

Agressor não sofreu nenhuma sanção pelo ato

Passageiros de um voo da companhia aérea de baixo custo Ryanair testemunharam a hostilidade de um homem que agrediu com insultos racistas uma mulher negra de 77 anos. O ataque, ocorrido em um voo de Barcelona para Londres na última sexta-feira (19), foi registrado em vídeo por um dos passageiros, que compartilhou as imagens nas redes sociais.

O incidente gerou uma onda de críticas à companhia aérea, por não ter retirado o passageiro agressor da aeronave. Muitas pessoas ameaçaram, inclusive, boicotar a empresa, sediada na Irlanda. A Ryanair afirmou, por sua vez, que "não vai tolerar comportamentos indisciplinados como esse (do passageiro)". E avisou que notificou o caso à polícia britânica.

No vídeo, visualizado mais de 1,8 milhões de vezes no Facebook, pode-se ouvir o homem insultando a mulher que estava sentada na mesma fileira dele e ameaçando "empurrá-la" para outro lugar. "Não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair", diz ele à filha da passageira, que está sentada ao seu lado.

A passageira, então, reage: "Você fede. Você precisa de um banho". Ele responde: "Estou dizendo a você. Se você não mudar de assento, eu vou empurrá-la para outro assento". E acrescenta: "Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida."

Um passageiro sentado na fileira de trás intervém e o homem diz: "Eu vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada". A filha disse ao site The Huffington Post que a discussão começou porque sua mãe tem artrite e demorou para se levantar da poltrona, localizada no corredor, para que o homem sentasse na janela.

David Lawrence, que filmou o episódio, contou em entrevista à BBC Radio 5 Live o que testemunhou: "Tudo estava tranquilo, estávamos nos preparando para decolar. Foi quando ele embarcou e ao chegar ao assento, falou asperamente com a mulher que estava sentada no corredor. Foi isso que me chamou a atenção, ele estava falando muito alto e sendo muito agressivo." E começou a gritar com a mulher, dizendo 'sai do caminho, tira os pés', você não deveria estar sentada aqui".

Lawrence relatou que inicialmente os comissários de bordo não se envolveram. Segundo ele, a filha da senhora, que estava sentada em outra fileira, chegou e "iniciou uma discussão". "Ele passou por cima da mulher e sentou no lugar dele", acrescenta. Foi então que ele começou a registrar em vídeo o que veio a seguir, que descreve como uma "discussão repugnante de insultos raciais e linguagem grosseira".

A filha contou que estava viajando de férias com a mãe, que imigrou da Jamaica para o Reino Unido na década de 1960, para marcar o aniversário de um ano da morte de seu marido. "Sei que se eu ou qualquer outra pessoa negra estivesse se comportando como ele, teriam chamado a polícia e nos colocado para fora do avião", disse ao The Huffington Post.

"Minha mãe ficou muito chateada e estressada com a situação toda, além da dor que já estava sentindo. Quanto a mim, também estou chateada com isso tudo: o fato de o passageiro não ter sido retirado do avião, e a forma como trataram a situação", completou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024