A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
In Memoriam

27/11/2021 10:51

A+ A-

Morre o arquiteto Ruy Ohtake, que projetou Aquário do Pantanal

O arquiteto teve bens bloqueados pela Justiça de MS em ação civil pública de improbidade administrativa por supostas irregularidades após mudanças no projeto do Aquário do Pantanal

O arquiteto Ruy Ohtake, que projetou o Aquário do Pantanal, em Campo Grande morreu na manhã deste sábado (27) aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer de medula, Mielodisplasia, e morreu no flat onde morava, na Rua Mauri, em São Paulo.

Segundo o Estadão, o velório será realizado no próprio apartamento, só para as pessoas mais próximas. O corpo será cremado no Horto da Paz, às 17h.

Ruy ficou conhecido em Mato Grosso do Sul primeiro pela grandeza do projeto do Aquário do Pantanal, que deveria ser um marco em sua carreira. No entanto, ainda no andamento da obra, que não foi terminada até hoje, ele e o engenheiro José Antônio Toledo Areias tiveram cerca de R$ 10,7 milhões em bens bloqueados pela Justiça de Mato Grosso do Sul.

A ação civil pública de improbidade administrativa foi iniciada por supostas irregularidades e mudanças no projeto. O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, negou no mês de julho pedido de desbloqueio. A empresa Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo Ltda responde o processo desde 2017.

Carreira

Filho da artista plástica Tomie Ohtake e irmão do também arquiteto Ricardo, Ruy nasceu em São Paulo, em 27 de janeiro de 1938, e cursou arquitetura na FAU-USP, formando-se em 1960. Teve seu trabalho reconhecido com inúmeros prêmios, como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (2007).

Em seus mais de 60 anos de carreira, Ruy Ohtake assinou projetos marcados por linhas onduladas, que podem ser apreciados pela cidade de São Paulo, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance -, além de ter realizado obras de infraestrutura e equipamentos públicos e privados importantes para várias cidades, um exemplo do Parque Ecológico do Tietê, Expresso Tiradentes e Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis, em São Paulo; Parque Ecológico de Indaiatuba; Aquário do Pantanal, em Campo Grande; Brasília Shopping, em Brasília; Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama, DF; Embaixada Brasileira em Tóquio.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024